sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Funcionários do DNIT do Ceará são presos

A Polícia Federal realizou até a madrugada desta sexta-feira (6) a Operação Mão Dupla, que investiga fraudes em execução de obras no Ceará. A operação da PF foi em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU). De acordo com reportagem publicada pelo jornal "O Globo" nesta sexta-feira, o superintendente do Depatamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Guedes Ceará, e um dos diretores da empresa Delta Construções, de Belém (PA), Aluízio Alves de Souza, foram presos.

A ação policial cumpriu 52 mandados de busca e apreensão, 26 mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva, o afastamento cautelar de oito servidores públicos e o sequestro de bens imóveis em Fortaleza e no interior do estado. Participaram da operação cerca de 200 policiais federais e 32 servidores da CGU.

Segundo a Polícia Federal, as investigações iniciaram no primeiro semestre de 2009 e constataram a existência de um esquema criminoso voltado à prática de fraudes em procedimentos licitatórios, superfaturamento, desvio de verbas públicas e pagamentos indevidos em obras de infraestrutura rodoviária realizadas pelo Dnit do Ceará.

De acordo com a PF, os envolvidos poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, prevaricação, peculato, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, além de crimes previstos na lei de licitações.

Até o momento, a fiscalização da CGU já detectou um prejuízo de R$ 5 milhões aos cofres da União, fora o risco social decorrente da execução de obras de infraestrutura rodoviária sem as devidas especificações técnicas. (Blog do Gleison)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO