sexta-feira, 6 de agosto de 2010

1º debate para presidente realizado na TV Bandeirantes

Mentor da candidatura de Dilma Rousseff (PT) ao Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da
Silva ficou praticamente fora das mais de duas horas do debate realizado pela TV Bandeirantes na noite de quinta-feira.


Lula foi citado pela petista apenas três vezes. A primeira às 23h20, uma hora e vinte minutos depois de iniciado o confronto, em resposta a uma questão sobre o programa Luz para Todos, do atual governo. Mereceu ainda uma outra menção dez minutos depois e só reapareceu nas considerações finais da candidata.

João Santana, marqueteiro de Dilma, negou que fosse uma orientação sua, assim como o deputado Antonio Palocci (PT-SP), sentado a seu lado no espaço reservado aos principais assessores da petista.

"Dilma não falou (muito) no Lula para não separar o presidente do governo. Para que (José) Serra, ao bater no governo, batesse no Lula também", ensaiou o líder do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP).

Os adversários tiveram outra interpretação. "Ele (Lula) não entrou no debate porque ela não queria a pecha de não ser nada, de não andar com as próprias pernas", cutucou o senador Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB e coordenador da campanha de Serra.

Considerado morno, o debate teve troca de farpas, mas temas duros, como a recente acusação da campanha de Serra de que o PT teria ligações com as Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc), nem foram citados.

"Ele (Serra) não foi para o nocaute, não era o caso", explicou Guerra.

A prova de que os candidatos trocaram farpas amenas é que nenhum deles precisou recorrer ao pedido de direito de resposta, que seria analisado por uma comissão formada por advogados e jornalistas.

Parte da campanha de Dilma se ateve ao lado positivo das críticas do tucano ao governo. "Agora ele mostrou que é oposição, não é o pós-Lula", disse o deputado estadual paulista Rui Falcão, coordenador de comunicação da campanha petista. (Blog do Gleison)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO