quarta-feira, 5 de agosto de 2009

HISTÓRIA DA RÁDIO PRINCESA DO VALE FM DE COREAÚ - CE

Aos 03 dias do mês de dezembro do ano de 1996, por iniciativa do dinâmico jovem Pároco da Paróquia de N. Sra. da Piedade – Pe. João Batista Nery de Abreu, foi reunida a população da cidade de Coreaú com a finalidade pioneira de fundar um Instituto que trouxesse para nossa cidade uma Emissora de Rádio FM, com freqüência modulada, a qual foi ao ar no dia 16 de dezembro do corrente ano, com o nome de Ágape FM, instalada numa das dependências da casa paroquial, em fase experimental durante 90 dias. Após este período foi transferida para um espaço na torre da Igreja Matriz, a 1º de março do ano de 1997. Quando foram sugeridos três nomes para apreciação da Comunidade: Palma FM, Ágape FM e Princesa do Vale FM. Sendo escolhido por aclamação geral o nome de Princesa do Vale FM 98,3 MHz. Após um ano e dois meses de permanência no referido local, transferiu-se para sua sede própria, que situa-se a Rua Alferes Raimundo Leopoldo, s/n, Centro, Coreaú-Ce, anexo ao Centro de Evangelização Frei Leônidas, atualmente conta com torre adequada e modernas instalações, para melhor servir a comunidade, prestando relevantes serviços à população coreauense e toda sua região, com a transmissão da Santa Missa, informações de interesses gerais, avisos, músicas, entrevistas, eventos e entretenimentos, etc.


O Instituto de Radiodifusão de Desenvolvimento Comunitário de Coreaú-IRC é a entidade mantenedora da Rádio Comunitária Princesa do Vale FM, que tem como atual presidente o Sr. João Batista Nery de Abreu.

A organização da referida rádio é de responsabilidade do Diretor Geral: Pe. João Batista Nery de Abreu e do Diretor Administrativo: Mário Portela Moreira Albuquerque.

No dia 07 de março de 1999, foi implantado um projeto pioneiro batizado de Sócios Colaboradores, sendo que hoje a Rádio encontra-se com aproximadamente 2.500 sócios, que ajudam a manter nossa emissora no ar.

Através de um árduo trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo Diretor Cultural (na época) o Sr. Afonso Carlos Maranguape, essa emissora recebe o registro de funcionamento legal, ou seja, a Liberação de Funcionamento, com a Portaria de 14 de Agosto de 2000, nº 456 do Ministério das Comunicações, podendo assim desenvolver suas funções legalmente perante a lei até 17/06/2012 (portaria renovavel), até então sua freqüência era 98,3MHz, e por várias determinações do Ministério das Comunicações, modificou-se para 97,8MHz, depois 104,7 MHz e agora é 98,7MHz, assim como sua freqüência vários outros procedimentos também sofreram modificações. A partir desta grande conquista nossa preocupação voltou-se totalmente para o serviço social.

Em 10 de Dezembro de 2001, essa emissora pela primeira vez troca de diretor, onde o então Diretor Cultural (Afonso Carlos) após realizar um ótimo trabalho a frente desta emissora, mas almejando novas realizações em sua vida, entrega o cargo para ao então jovem Mário Portela Moreira Albuquerque, na época com 21 anos de idade, é nomeado pelo Diretor Geral como Diretor Administrativo, e que vem desempenhando um ótimo trabalho até os dias de hoje. Atualmente nossa Rádio encontra-se com sistema informatizado, ótima estrutura física, três locutores profissionais e com a licencia de funcionamento até o ano de 2012 (portaria renovável).

Por determinação do Ministério das Comunicações, conforme Ato nº 66.386 de 09/08/07, publicado no Diário Oficial da União de 13/08/07, a Rádio Comunitária Princesa do Vale FM, teve seu canal alterado novamente, passando obrigatoriamente do canal 285 (Freqüência 104,9 MHz) para o canal 254 (Freqüência 98,7 MHz). Passando a funcionar com a nova freqüência no dia 01 de novembro de 2007.

Adaptando-se a tendência mundial e atendendo aos pedidos de nossos conterrâneos, aos 10 dias do mês de Maio do ano de 2009, iniciamos a transmissão da rádio na rede mundial de computadores (internet). Com a Web-rádio: www.princesadovalefm.com.

Atualmente a equipe da emissora é composta por:

Pe. Nery, Mário Portela, Roberto Portela, Márcia Daniele, Carol, Franco Portela, Denis Neves, Marcelo Marques, Thiago Ramos, Elitanha Aragão, Joscilando Silva, Benedito Gilson (Manchão), Jocylene Silva, Camila Gomes, João Antonio, Evando Nascimento, Jullierme Kilvio, Zé Marques, Antonio Machado e Andréia.

Hoje após 12 (Doze) anos de fundação, gostaríamos de agradecer a todos os Sócios Colaboradores, Apoios Culturais, Autoridades, Comunicadores e Ex-Comunicadores, Diretoria do IRC, a toda comunidade coreauense pela credibilidade e de um modo especial ao nosso Diretor Geral Pe. João Batista Nery de Abreu, pela sua luta incansável na fundação e manutenção de nossa Rádio.
Texto Reproduzido: Blog do Kaká Albuquerque

Um comentário:

  1. olá sou radialista,moro em graja-ce,trabalhei muito tempo na radio vale am e em outras emissoras da ceara inclusive na capital,nãó os conheço,mas como faço p enviar prog. pioto p vcs,sou jorge luiz 20 anos sindicalizado,me add jorgeluizradio@hotmal.com

    ResponderExcluir

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO