sábado, 10 de janeiro de 2009

Falta de Estrutura nas Delegacias de Coreaú e Sobral.


Portal Ubaúna - Gleison News
Em Coreaú, a 60km de Sobral, a situação é ainda mais difícil. A cidade é um dos 130 municípios do Ceará que não conta com uma delegacia. Apenas com uma Unidade Policial, o prédio, que tambem abriga a cadeia, tem 34 anos e nunca foi reformado. O único computador está quebrado e os 7 policiais tem de se virar com a máquina de datilografar. O índice de violência é baixo. Segundo o comandante, de 5 a 10 boletins de ocorrência por mês. E é na própria delegacia que tudo é registrado, mesmo não sendo a função de um policial militar.
O sargento Amaury Ferreira, comandante do destacamento de Coreaú “A população pede, e o judiciário acata, pede pra gente fazer e a gente se sente na obrigação de fazer. Trabalhando nas condições que nos são oferecidas. Já que são essa as condições, a gente vai levando. Então graças a Deus, nós temos mantido a segurança e a ordem na medida do possível”, diz o sargento Amaury Ferreira, comandante do destacamento de Coreaú.


Em Sobral

Falta de estrutura e de condições de trabalho. Essa é a situação hoje da delegacia regional de Sobral, que é a principal da região Norte.
Logo na entrada, um depósito de veículos apreendidos. Carros e motos se deterioram no pátio em frente á delegacia. Mas é do lado de dentro, que está o maior sucateamento. Na recepção e na sala da inspetoria não existe computador. Os depoimentos são apenas verbais. Seguindo pelo corredor do prédio o que se vê é muita sujeira nas paredes e no chão.
O delegado regional de Sobral Herbert Ponte e Silva explica um dos problemas “No ‘xadrês’ nós não podemos colocar menores, nem mulheres, então esses, ficam alí à parte, sentados, e nós ficamos com muita dificuldade porque não podemos encher o ‘xadrês’”
A Delegacia Regional de Sobral atende a demanda de mais 13 municípios. A cozinha é improvisada e duas salas funcionam como cartório. Há 4 anos a unidade funciona aqui. Nunca houve reforma e nem pintura.
Agora está sem água na delegacia. Segundo os policiais, o motor quebrou e não há previsão de conserto. Eles precisam comprar água para beber. O pior é na limpeza. Como as torneiras estão sem água, fica difícil a manutenção do prédio.”
Em 2008, a delegacia regional de Sobral instaurou mais de 1000 inquéritos. Muito serviço para poucos profissionais. Em Sobral, são 7 escrivães, 25 inspetores e apenas dois delegados.
“Agente trabalha muito aqui. Instauramos muitos inquéritos policiais. Nem uma delegacia do interior, nem uma delegacia da Capital produz o que a delegacia de Sobral produz. Então é importante que a gente comece a repensar Sobral em termos de Polícia Judiciária” diz o delegado Herbert, que trabalha em uma sala simples, sem computador.
Para ele, é preciso mais investimento na segurança do município. “É necessário que sejam feitas delegacias municipais. São 13 municípios, mais Sobral, são 14. Desses 13 municípios é necessário que se faça, pelo menos, mais cinco delegacias, para começar a melhorar a situação da gente aqui”, pontua Herbert.


O superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, informou que a delegacia regional de Sobral vai ganhar um prédio novo. O projeto está em andamento. Segundo ele, o Governo do Estado também começou a construção de outras delegacias na região Norte. entre os municípios beneficiados estão Massapê, Granja e Santana do Acaraú.
Fonte: TV Verdes Mares
Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO