quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

280 mil famílias cearenses estão na espera para receber o Bolsa Família

Portal Ubaúna - Gleison News
"No ano em que o programa Bolsa Família, desenvolvido pelo Governo Federal, completa cinco anos de existência, cerca de 280 mil famílias cearenses ainda esperam pelo benefício, de acordo com balanço disponibilizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Até outubro de 2008, de 1,15 milhão famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Socias (CadÚnico) e que possuíam o perfil do Bolsa Família, ou seja, a renda per capta não ultrapassava R$ 120, cerca de 877 mil recebiam o benefício. O número de 280 mil inclui tanto famílias que estão na fila de espera quanto outras que, por algum motivo, tiveram o benefício bloqueado.
Sem previsões para elevação do orçamento do programa - que, em 2009, repassará R$ 11,8 bilhões, beneficiando 11,1 milhões de famílias em todo o País -, a solução encontrada pelo governo Lula nesses tempos de crise econômica foi tentar fazer com que as pessoas que já recebem a ajuda financeira não necessitem mais dela, abrindo vagas para quem ainda não é beneficiado.
A principal estratégia é investir nos chamados projetos complementares: cursos oferecidos periodicamente pelas prefeituras que abrem a possibilidade de inclusão das famílias que participam do Bolsa Família no mercado de trabalho. Outra saída é intensificar a fiscalização das famílias que já recebem o auxílio, no intuito de descobrir quais já superaram a faixa de pobreza e podem abrir mão da renda governamental.
(Jornal O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO