domingo, 21 de março de 2021

Ministério da Saúde libera utilização de vacinas reservadas para a segunda dose


O ministério da Saúde autorizou hoje (21) a utilização de todas as vacinas contra a covid-19, entregues para Estados e municípios, para aplicação da primeira dose. Antes, o ministério recomendava que metade das vacinas fossem reservadas para garantir a aplicação da segunda dose. Na prática, a decisão permite dobrar o número de pessoas vacinadas com a primeira dose. Ontem (20), o Ministério da Saúde começou a distribuição de cerca de 5 milhões de novas doses pelo país.

De acordo com as regras antigas, esse 5 milhões de vacinas poderiam ser usados para aplicar a primeira dose em 2,5 milhões de pessoas -- o restante ficaria guardado para garantir que essas mesmas pessoas recebessem a segunda dose.

á agora, o mesmo estoque de 5 milhões de vacinas poderá vacinar 5 milhões de pessoas com a primeira dose -- o dobro. Enquanto isso, se aguarda a produção das outras 5 milhões de doses necessárias para concluir a vacinação deste grupo. A decisão foi tomada porque está previsto que o Instituto Butantan e a Fiocruz vão conseguir entregar mais doses nas próximas semanas. Segundo o ministério da saúde, a capacidade de produção aumentou devido à chegada do princípio ativo (IFA) importado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO