sábado, 23 de abril de 2016

Zika Vírus é encontrado em Soins e macacos-prego na Serra da Ibiapaba

"Pesquisadores identificaram o vírus em quatro saguis e três macacos-prego.
É a primeira vez que vírus é encontrado em primatas fora da África."


Pela primeira vez, pesquisadores encontraram fora do continente africano, no Ceará, primatas infectados com o vírus da zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A descoberta se deu no segundo semestre de 2015, quando pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Pasteur e da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) realizavam expedição de pesquisa sobre a raiva em animais silvestres no interior do estado.
Castanha, o macaco-prego protagonista de 'Amazônia' (Foto: Divulgação)
De acordo com os pesquisadores, a descoberta indica que, por ser capaz de contaminar outros hospedeiros além dos humanos, a doença se espalha com mais facilidade e, consequentemente, pode dificultar o controle. Além do vírus da zika, o mosquito Aedes aegypti é o vetor da dengue, febre amarela, chikungunya.

Quatro saguis – conhecidos como soins no Ceará – e três macacos-prego capturados nos municípios de Tabuleiro do Norte, Quixeré,  São Benedito e Guaraciaba do Norte,  apresentaram teste positivo para o vírus da zika pela técnica PCR em tempo real, que detecta a presença do vírus no organismo do animal. Na pesquisa foram capturados, no total, 15 soins e nove macacos-prego, todos eles em áreas com notificação de zika e ocorrência de microcefalia. Fonte: G1-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO