quinta-feira, 8 de outubro de 2015

EDUCAÇÃO: Sobral, Groaíras e Porteiras lideram ranking nacional

Qual município oferece as melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes? Foi para responder essa pergunta que um novo indicador nacional foi criado: o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb). A resposta? Sobral, seguido dos municípios cearenses de Groaíras e Porteiras. Os resultados foram divulgados ontem.
O índice varia de 0 a 10. A média nacional foi de 4,1. O Ceará, com índice de 4,6, ocupou a quinta posição entre os estados. Fortaleza (4,1) teve o 15º desempenho entre as capitais e 3.424º entre as cidades brasileiras. O cálculo engloba da educação infantil ao ensino médio, redes municipal, estadual e privada, além das crianças e adolescentes em idade escolar que deveriam estar na escola e não estão.
Para o índice, foi considerado um conjunto de fatores divididos em insumos e processos (como a escolaridade dos professores; média de horas aula/dia e experiência dos diretores) e resultado educacional, como Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e taxa de matrícula do ensino médio, utilizando os últimos dados do Censo Escolar e Prova Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO