sexta-feira, 21 de agosto de 2015

AEROPORTO DE SOBRAL ATENDERÁ 1,8 MILHÕES DE HABITANTES NA ZONA NORTE DO CEARÁ

A construção do Aeroporto de Sobral é a mais avançada no programa de Investimento em Logística (PIN) do governo federal. O avanço foi confirmado em audiência articulada pelo deputado federal Leônidas Cristino, realizada nesta quinta-feira, no gabinete do Secretário de Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, com a participação do prefeito do município, Veveu Arruda e do deputado estadual Ivo Gomes.

Se tudo correr bem, a obra será licitada em julho de 2016, um investimento de cerca de R$ 70 milhões, disse Leônidas Cristino. O prefeito de Sobral informou que a Prefeitura já publicou o decreto de desapropriação do terreno, de 559,64 hectares. Veveu Arruda disse ter a certeza de que o aeroporto está entre as prioridades do governo federal e bem adiantado.

Entre os 270 aeroportos do programa de Investimento em Logística anunciados pela presidente Dilma, nove estão no Ceará. Três deles serão construídas a partir do zero: os de Sobral, Itapipoca e Canindé; os demais existentes serão reformados, ampliados e vão receber equipamentos de navegação: os de Juazeiro do Norte, Quixadá, Aracati, Iguatu, Jericoacoara e Crateús.

Lançado em 2012, o Programa de Investimento em Logística (PIL) visa modernizar a infraestrutura de transportes, contribuindo com a retomada do crescimento econômico. Na área aeroportuária, o PIL, financiado pelo Fundo de Aviação Civil, busca ampliar a infraestrutura, melhorar a qualidade dos serviços, trazer mais inovação e experiência de operadores internacionais, incentivar o turismo, aperfeiçoar o transporte de cargas e criar novos hubs regionais.

Localizado próximo à CE 178, o novo aeroporto de Sobral terá pista de 1.800 m a 2.400 m de comprimento por 45 m de largura, possibilitando o pouso simultâneo de cinco aeronaves de grande porte. Em 90 dias será concluída a análise final do sítio aeroportuário, passando à fase de licitação de construção da pista de pouso e decolagem, terminal de passageiros, balizamento noturno, pátio de estacionamento aeroportuário noturno. O novo aeroporto de Sobral atenderá os municípios da Zona Norte com uma população aproximada de 1,8 milhão de  habitantes

Fonte: Sobral em Revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO