SAÚDE - Médicos e municípios já podem se cadastrar no programa Mais Médicos

domingo, 14 de julho de 2013

Médicos brasileiros e estrangeiros que queiram trabalhar a partir do programa Mais Médicos, lançado nesta semana pelo governo federal, já podem fazer sua inscrição. Além deles, os municípios também já podem fazer a adesão ao programa, que visa assegurar a presença de médicos em áreas do país carentes desses profissionais. Tanto os médicos quanto os municípios interessados devem fazer a inscrição através do Sistema de Gerenciamento de Programas do Ministério da Saúde, até 25 de julho.
A bolsa para os médicos selecionados será de R$ 10 mil mensais. Segundo o Ministério, eles receberão ainda auxílio deslocamento, de acordo com a localidade onde for atuar. Terão prioridade os profissionais formados em instituições brasileiras de ensino superior e, caso todas as vagas não sejam preenchidas, serão selecionados os formados por instituições estrangeiras, também dando prioridade aos brasileiros que tenham concluído a formação no exterior. Neste caso, o profissional será avaliado e depois acompanhado por uma instituição brasileira.
O número de vagas disponíveis vai depender da demanda a ser apresentada pelos municípios. No ato da adesão, o gestor de saúde municipal deve apontar as unidades de saúde que precisam de médicos e o número de vagas em cada uma delas.
Terão prioridade as periferias de capitais e regiões metropolitanas onde há carência desses profissionais, além de pequenos municípios, especialmente nas regiões de fronteira que ficam na região amazônica ou com populações indígenas ou rurais.

0 comments

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO