quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Em Sobral água se normaliza


A situação do abastecimento de água em Sobral se encontra estável desde o último domingo, dia 13, após passar uma semana com coloração e odor forte e desagradável causando desconfiança na população sobre a qualidade da mesma.

De acordo com o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (Saae) de Sobral, não foram encontrados coliformes fecais nas amostras analisadas pelo órgão, após a constatação de que a água distribuída estava turva e apresentava coloração amarelada e mau cheiro. Segundo o órgão, a situação está normalizada em todos os bairros afetados desde o último domingo. A demora na normalização se deu pelo grande volume de água amarelada, para o qual a estação de tratamento não estava preparada.

Em comunicado oficial à imprensa na semana passada, o diretor presidente do Saae explicou que as chuvas registradas no inicio do mês na região elevaram o volume do rio Acaraú. As torrentes súbitas provocaram erosão no leito do rio e nas margens, o que faz com que a água fique naturalmente turva e que mesmo com a aparência incomum, a água continuava sendo tratada e estava própria para o consumo humano. A cada duas horas é feita a análise da qualidade da água nas estações de tratamento e, a cada dois dias, o controle é feito por amostragem.

Mesmo com as explicações oficiais, a alga turva causou preocupação, o que gerou um aumento na demanda por água mineral. Durante dois dias, os garrafões em Sobral chegaram a custar R$ 12,00 para recarregar, de acordo com o Decon, do Ministério Público do Estado do Ceará.

Por isso, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os distribuidores de água para que o consumidor final continuasse comprando com um preço justo e evitar o aumento abusivo do preço do produto. Segundo a coordenadora do Decon em Sobral, a promotora de Justiça Juliana Cronemberger, na próxima semana deverá vir a Sobral uma equipe do Procon para que seja feita a fiscalização. (Fonte: D.N)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO