quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mucambo o melhor município do CE no Ideb investe em formação de professores

O Ceará é o Estado brasileiro que mais superou sua meta no ensino público para anos iniciais do ensino fundamental. Segundo relatório do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), apresentado pelo Ministério da Educação (MEC), na terça-feira, o ensino cearense alcançou a nota de 5,35 - acima da média nacional, que foi de 5,0 pontos - e superou sua meta em 0,9. Entre os municípios com melhor nota no ensino público para os anos iniciais, destaque para Mucambo, que ficou com a média de 7,5. Em segundo, ficou Sobral, com 4,3. Já a capital, Fortaleza, alcançou a marca dos 4,2.
Para o secretário de educação de Mucambo, Francisco Carlos Brito de Azevedo, o resultado apresentado pelo ensino local se deve a um conjunto de ações que visa desde a qualificação dos professores, até o aprendizado dos alunos. "Uma das atribuições que vejo para que o município tenha atingido tal nota se deve ao investimento na carreira dos professores, a formação continuada do núcleo de gestores e ao trabalho pedagógico. A maioria dos gestores não quer investir em educação porque só se tem um resultado a longo prazo, mas aqui (em Mucambo) o que realmente nos preocupa é o aprendizado do aluno", explica o secretário.
De acordo com Francisco Carlos, há alguns anos, a maioria dos professores do ensino municipal da cidade não tinha formação superior, quadro que vem sendo modificado com o investimento na profissionalização destes docentes. "A maioria dos professores já está com a formação adequada. Além disso, também termos priorizado o Plano de Cargos e Carreira. Tudo isso, nos dá tranquilidade e autonomia para que possamos desenvolver o aprendizado nas salas de aula. Pois, se já é difícil estar nesse nível (referindo-se ao resultado do Ideb), mais difícil será se manter", conclui o secretário de educação.
Em se tratando de ensino público dos anos finais do ensino fundamental, o município com melhor desempenho foi o de Jijoca de Jericoacoara, que atingiu a média de 5,2 pontos. Em segundo, vêm às cidades de Mucambo e Meruoca, ambas com nota 5,0. Neste quesito, a Capital cearense também ficou em desvantagem, contabilizando uma média de 3,6 pontos.
Diante das notas alcançadas pela cidade de Fortaleza, a Secretaria Municipal de Educação (SME), através de sua assessoria, afirmou que o resultado alcançado pelo município no Ideb 2011 foi positivo. "A prefeitura de Fortaleza vem investindo alto em educação e nos salários dos professores, que são os mais bem pagos do Nordeste. Ainda reformamos e ampliamos mais de 280 escolas, além de adquirir cerca de 40 novas instalações escolares e construir outras 40. Fortaleza é uma capital bem expressiva e é complicado compará-la com uma cidade do interior do Estado. O resultado alcançado pela cidade é positivo e reflete o que vem sendo investido pela gestão municipal", disse a assessoria acrescentando que, até a próxima sexta-feira, o órgão deverá se pronunciar oficialmente sobre o resultado final do Ideb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO