quinta-feira, 24 de março de 2011

Dengue tipo 4 já se aproxima do Ceará

       A dengue tipo 4, que não circulava no Brasil desde a década de 1980, voltou a ser registrada no país e chegou a três regiões diferentes. Já houve confirmação de casos nas regiões Norte e Nordeste e no Sudeste. As informações são da Agência Brasil.
       A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirmou na tarde de ontem o registro da doença em Niterói. Duas irmãs, de 21 e 22 anos, foram infectadas pelo vírus tipo 4 no começo do mês e se recuperam em casa. A confirmação foi feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com a secretaria estadual, as jovens não viajaram recentemente, o que indica que a transmissão pode ter ocorrido dentro do Estado.
O Piauí confirmou terça-feira um caso de dengue tipo 4. A doença atingiu uma mulher de 17 anos que mora em Teresina. O governo da Bahia também informou que dois homens, de 27 anos e de 30 anos, foram infectados pela dengue 4, no mês passado.      
      Eles receberam tratamento e passam bem. Após confirmação dos casos, o órgão Estadual de saúde decidiu intensificar o controle da doença para evitar novas ocorrências. Antes dos Estados nordestinos e do Rio de Janeiro, os casos da doença estavam restritos à região Norte. As primeiras notificações surgiram em Roraima, em julho do ano passado. O vírus é o mesmo que circula na Venezuela, segundo pesquisadores. O Amazonas e o Pará também confirmaram casos de dengue tipo 4.
A dengue 4 não é mais grave que as outras variações da doença (tipos 1, 2 e 3). Os sintomas são os mesmos: dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, diarréia e vômito. O tratamento também é idêntico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO