segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fernando Henrique nega ter congitado privatizar Petrobrás

Agência Estado - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso avaliou hoje como totalmente eleitoreira a declaração do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, de que seu governo pretendia desmembrar e posteriormente, privatizar a estatal. "Só pode ser eleitoral, não tem base nenhuma e nunca esteve em cogitação a privatização da Petrobras", disse o ex-presidente. De acordo com FHC, ele e o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, lutaram pela Petrobras e pela quebra do monopólio estatal no setor de petróleo. "Nós mantivemos a Petrobras, que é uma grande companhia."
Fernando Henrique destacou ainda que em sua gestão a exploração do petróleo no País aumentou muito mais que no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Nós transformamos a Petrobras no que ela é hoje", afirmou, antes de evento na capital paulista em que integrantes do PV pretendem declarar apoio a Serra, entre eles Fernando Gabeira e Fabio Feldmann, ex-candidatos a governador do Rio de Janeiro e de São Paulo, respectivamente.
Na semana passada, Gabrielli divulgou nota acusando o governo anterior de ter preparado a Petrobras para a privatização. "Para o governo FHC, a Petrobras morreria por inanição. Os planos do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso eram para desmontar a Petrobras e vendê-la", afirmou, acrescentando que uma das estratégias teria sido a divisão da empresa em unidades autônomas de negócios que seriam repassadas à iniciativa privada.
Fernando Henrique também criticou a intromissão do presidente da maior estatal do País na disputa eleitoral deste segundo turno da campanha presidencial. "É lamentável que o presidente de uma empresa estatal, que ademais é mista, se meta na política dessa maneira e com injúrias e com mentiras", disse o tucano, lembrando que "não é a primeira que vez Gabrielli faz declaração semelhante".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO