quarta-feira, 16 de junho de 2010

Aprovado decretos para criação de17 novos municípios

Depois da conclusão de estudos técnicos de viabilidade, a Assembleia Legislativa deu mais um passo rumo a criação de 17 novos municípios no Ceará com a aprovação de decretos legislativos.
A aprovação foi unânime. Até mesmo o deputado Heitor Férrer (PDT), que é contra a emancipação de distritos por considerar que a lei estadual fere a constituição brasileira, votou a favor dos decretos. Os decretos aprovados contemplam os seguintes distritos:
- Juritianha, em Acaraú;

- Santa Felícia e Santo Antonio, em Acopiara;

- Jacaúna e Tapera, em Aquiraz;

- Parajuru, Pauripueira e Forquilha, em Beberibe;

- Jurema, em Caucaia;

- Ponta da Serra e Santa Fé, no Crato;

- José de Alencar, em Iguatu;

- São Pedro do Norte, Mel e Canafistula, em Jucás;

- Pajuçara, em Maracanaú;

- Amanari, São João do amanari e Tanques, em Maranguape;

- Itapebussu, Antonio Marques, Lagoa do Juvenal, Manuel Guedes e Vertentes do Lajedo – também em Maranguape;

- Palestina e Umburanas, em Mauriti;

- São João do Aruaru, em Morada Nova;

- Minerolandia, em Pedra Branca;

- Antonio Diogo, em Redenção;

- Santa Tereza, Trici e Carrapateiras, em Tauá.

Faixas dos distritos de Sucesso, Carvalho, Canindezinho, Curral Velho, que ficam na divisa entre os dos municípios de Crateús, Tamboril e Nova Russas, devem formar uma nova cidade.
Com a aprovação em plenário, os decretos seguem para o Tribunal Regional Eleitoral. Cabe ao TRE realizar o processo de consulta através de plebiscito, que deve acontecer no mesmo dia das eleições gerais para escolha de deputados, senadores, governador e presidente da república. A administração estadual promete arcar com gastos adicionais para a realização da consulta popular.
Outros sete municípios devem ser criados com a emancipação de outros distritos. Os decretos devem ser votados na proxima semana.
Com informações da repórter Kézya Diniz

Um comentário:

  1. E Ubauna! com seus 5.000 habitantes quando deixará de ser colônia de coreaú? Povo de Ubaúna tentem lembrar dos infelizes que vocês votaram para deputado estadual nas ultimas eleições, são eles que deverão nos representar na assembleia legislativa do Ceara e defender a emancipação de Ubauna. Mas para isso é necessario que todos se MEXAM população e vereadores.Quem sabe! em breve teremos nossa propria bandeira.

    ResponderExcluir

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO