sábado, 22 de maio de 2010

Blog do Gleison - Banco Central lança moeda comemorativa da Copa do Mundo

O Banco Central lançou hoje (21), no Rio de Janeiro, uma moeda comemorativa à Copa do Mundo da África do Sul. Serão produzidas, no máximo, 25 mil unidades da moeda de prata, que tem valor de face de R$ 5.

A moeda mostra no lado reverso dois jogadores em movimento, com a bandeira brasileira ao fundo, e as inscrições “5 reais” e “Brasil”. No outro lado (anverso), há a imagem de um jogador num cenário que mistura a savana africana com o mapa do continente, em que se destaca a África do Sul. Nesse lado, também há as inscrições “Copa do Mundo da Fifa” e “África do Sul 2010”.

Segundo o diretor de Administração do Banco Central, Anthero Meirelles, essa é a primeira vez que o Brasil lança uma moeda comemorativa referente a uma Copa do Mundo antes do início da competição. Antes disso, o Banco Central só havia cunhado moedas comemorativas aos títulos de 1994 e de 2002.

Meirelles explica que a ideia de lançar a moeda comemorativa partiu da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que convidou o Brasil e outros países para cunharem moedas sobre a competição, que começa no mês que vem.

“O Brasil é o país do futebol. O futebol é o esporte mais importante do país. O Brasil é muito importante para o futebol mundial. Para a gente é muito importante ser chamado pela Fifa para participar disso. Além disso, essa é uma oportunidade de comercializar também moedas comemorativas no exterior. Espero que essa moeda traga sorte para nossa seleção”, disse Meirelles.

A moeda, que é um item de colecionador, custará R$ 108. Ela será vendida em unidades do Banco Central em dez capitais e pela internet, por intermédio do site https://moedas.bb.com.br/inicio-apresentacao.vpc. (TV Jangadeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO