domingo, 13 de dezembro de 2009

Enterrada em Coreaú uma garota de 12 anos vítima de Meningite

Uma garota de 12 anos de idade, moradora do Meireles, é a oitava vítima da meningite meningocócica do Ceará, em 2009. A garota apresentou os primeiros sintomas da doença na tarde da última terça-feira e foi a óbito na manhã da quarta-feira, no Hospital São José (HSJ). O caso foi confirmado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e pelo diretor do hospital, Anastácio Queiroz.

De acordo com o infectologista, a rapidez com que o quadro evoluiu - de simples febre e dor de cabeça para a morte - não deu tempo para qualquer reação do organismo da menina. "Foi impressionante, em menos de 18 horas, a meningite matou a adolescente, sem que seus pais tivessem tempo de entender o que se passou", lamentou.

A garota, conta Queiroz, começou a ser tratada em casa. Na madrugada da terça para a quarta-feira, seu quadro se agravou. "Ela apresentou manchas no corpo e a ponta dos dedos chegaram a fica da cor preta". Ela ainda foi levada para o Hospital Luiz de França e de lá, encaminhada com urgência para o São José, já com parada cardiorrespiratória. "Não conseguimos fazer quase nada. Ela faleceu por volta das 10 horas. Só confirmamos o diagnóstico".

Após seu falecimento, o enterro teve que ser realizado imediatamente e o corpo foi levado, em caixão lacrado, para Coreaú, cidade natal de sua mãe.

O médico ainda informa que todas as medidas de contenção e bloqueio para evitar a contaminação da infecção foram tomadas com todas as pessoas que tiveram contato com a garota, dos familiares aos colegas da escola, vizinhança e os próprios profissionais de saúde. "Os pais e parentes tomaram, inclusive, medicamentos e foram imunizados. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) monitora a escola e a rua onde a família mora".

Antes da adolescente, outras sete pessoas morreram em decorrência da doença. São duas mortes em Fortaleza e uma em Juazeiro do Norte, Pacatuba, Várzea Alegre, Crateús, Ipu e Trairi. Apesar de confirmada o óbito pela meningite, a Sesa não divulgou boletim atualizado. "O São José atestou o diagnóstico, no entanto, é preciso sair o resultado laboratorial", diz a Secretaria, por meio de sua assessoria de comunicação. (DN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO