sexta-feira, 1 de maio de 2009

Municípios em estado de emergência devido as enchentes. Confira:

Blog do Gleison
Coreaú. Mais municípios da zona norte do Estado entram na lista dos mais afetados pelas chuvas. Em Coreaú, as águas do rio Juazeiro inundaram parte do Centro da cidade e bairros situados na região ribeirinha. As localidades de São Vicente, Raposa, Boiadas, Malha Vermelha e Juazeiro estão completamente ilhadas. Ontem pela manhã, dezenas de famílias tiveram que ser resgatadas. No Centro da cidade, mais precisamente nas ruas Joaquim Machado e Gean Cláudio, o clima era de revolta. “Sempre que o rio transborda, somos obrigados a viver esta situação. Entra prefeito, sai prefeito, ninguém faz nada”, disse uma moradora que fazia, com ajuda de vizinhos, a retirada dos móveis de dentro da casa alagada.
As águas que estão desabrigando as famílias, de acordo com a primeira-dama do município, Ângela Machado, são oriundas das chuvas que caíram nos últimos dias nas cidades da Serra Grande, como Tianguá, Ubajara e São Benedito, bem como a que banhou a cidade de Frecheirinha — na segunda-feira, registrou 192mm. “Neste momento estamos com 30 famílias desabrigadas e cerca de 200 famílias atingidas pelas águas. São famílias que não puderam ser resgatadas e permanecem em área de riscos”, disse Ângela Machado, acrescentando que a Prefeitura está dando toda assistência. “Estamos levando cestas básicas e colchonetes para as famílias que já se encontram nos abrigos. Para as que ainda resistem em permanecer em suas casas, estamos disponibilizando veículos, caso seja necessário fazer a mudança”, disse a primeira-dama.
Soldados do Corpo de Bombeiros estão tendo que ampliar o trabalho, devido às cheias dos rios e açudes e o aumento dos riscos de afogamento. Somente em Sobral, três pessoas já foram vítimas fatais de afogamentos. “Pessoas se aventuram como podem, pulam de ponte e brincam nas margens dos rios. Outros são mais audaciosos e surfam em cima do trem para depois saltar em direção às águas do rio Acaraú”, contou o sargento Valmirtes Freire, que flagrou um grupo de jovens que pulava de cima dos vagões do trem de carga da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN). Em Coreaú, por pouco um jovem de 17 anos não foi levado pela correnteza do rio Coreaú. J. L. N. S. foi socorrido por populares que se encontravam nas margens do rio no momento do acidente.
Na cidade de Massapê, até ontem, o número de pessoas desabrigadas ainda não tinha sido contabilizado pela Defesa Civil do Estado. Pela manhã, dois caminhões lotados de colchões, travesseiros, alimentos e produtos de limpeza deixaram a base montada em Sobral e seguiram com destino a Massapê e Santana do Acaraú, onde a situação também é critica e onde, a cada momento, cresce o número da famílias desabrigadas. Com ajuda do helicóptero da Ciopaer, pessoas que estão completamente ilhadas recebem donativos. O rompimento do sistema de abastecimento hídrico, entre as cidades de Sobral e Santa Quitéria, deixou sem água a comunidade do distrito de Taperuaba.

(Fonte:Diário do Nordeste")

2 comentários:

  1. Moro em Brasília, mas sempre estou atento as informações de minha cidade que é Moraújo. Fiquei muito feliz de conhecer seu Blog ver pessoas como vc Gleison ter essa iniciativa de repassar informações dos municípios próximos a Coreaú. Faço parte tb da família (Carneiro) de Coreaú.

    paduaaraujo@msn.com

    ResponderExcluir
  2. Moro em Brasília, mas sempre estou atento as informações de Minha cidade que é Moraújo. Fiquei muito feliz de conhecer seu Blog ver pessoas como vc Gleison ter essa iniciativa de repassar informações dos municípios próximos a Coreaú. Faço parte tb da família (Carneiro) de Coreaú.

    paduaaraujo@msn.com

    ResponderExcluir

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO