segunda-feira, 18 de maio de 2009

História da cidade Coreaú-Ce

COREAÚ
Gentílico: Coreauense
Significado do Nome: Águas dos Curiós, Pássaros relativamente gigantes
Aniversário da Cidade: 24 de Setembro
Clima: Semi-árido
Temperatura: Média23º C
Localização: Noroeste Cearense
Limites: Norte – Moraújo; Sul – Mucambo, Sobral e Frecheirinha; Leste – Alcântara e Sobral; Oeste – Frecheirinha.
Acesso: RodoviárioBr-222, Ce-364
Distâncias: 275 km da Capital
Principais Pontos Turísticos: Açudes, Serra da Meruoca, Rios Coreaú e Juazeiro, Riacho Trapiá, Açude Trapiá.


HISTÓRIA DA CIDADE - Rio que nasce na serra da Ibiapaba e desagua no litoral norte, transformando-se na Barra do Camocim. Chamou-se primitivamente Curuayú, de curiá = ave aquática de pequeno porte + iú do verbo beber, donde se forma bebedouro dos curiás. Debaixo dessa denominação e diante das transformações posteriores, formar-se-ia o Município cuja localização tem como referência a Mesorregião de Granja.Em seus primitivos referenciais de reduto habitável chamou-se de Palma, nome da formação popular, gerado em virtude do pouso em torno do qual viajantes descansavam à sombra de uma oiticica. Nesse pouso, certa negociante de beira de estrada vendias broas ou palmas, atraindo de qualquer forma os mercenários andantes.Sua evolução populacional deu-se em virtude de uma Sesmaria concedida ao Capitão Rodrigo da Costa Araújo no lugar denominado Várzea Grande e coincidente com o local já popularmente conhecido pelo nome de Palma. A cessão dessa munificente doação data de 7 de janeiro de 1702, iniciando-se a partir de então os seus fundamentos estruturais.


EVOLUÇÃO POLÍTICA - A elevação do povoado à categoria de Vila e Município ocorreu conforme Lei nº 1.316, de 24 de setembro de 1870, com a denominação de Palma, desmembrando-a do Município de origem. Suprimido o Município, consoante Lei nº 1.749, de 9 de outubro de 1920 e restaurado por força da Lei nº 1.887, de 13 de outubro de 1921. Suprimido novamente, conforme Dec. Nº 193, de 20 de maio de 1931 e incorporado o seu território ao Município de Massapê, foi restaurado em definitivo conforme Dec. 129, de 20 de setembro de 1935.

IGREJA -Em termos eclesiais, consta como primeiro indício a edificação de uma capela cuja iniciativa coube aos irmãos Plácido Rodrigues Moreira, Alexandre Rodrigues Moreira e Joaquim Rodrigues Moreira, além do cunhado José Gomes Damasceno. Em complementação à precedente iniciativa, cem braças de terras em quadro foram doadas, tendo como local a Fazenda Várzea Grande, situada à margem do rio Coreaú.

CARACTERÍSTICAS - A vocação econômica de Coreaú está baseada na lavoura: de algodão arbóreo e herbáceo, milho, feijão, e mandioca; e na pecuária: bovinos, suínos e aves.

O município possui cinco indústrias, assim distribuídas: uma de extrativa mineral, duas de produtos alimentares, uma de construção e uma de produtos minerais não metálicos.
(Vicente Jota)

Um comentário:

  1. Parabéns! gleison!você nos proporcionou algo significativo, estar informado sobre os acontecimentos de nosso município é fundamental para que possamos reivindicar melhorias em beneficio de nossa terra,e denuciar as desmazelas educacionais,sociais e culturais, nossa gente encontra-se literalmente abandonada. ÁH!AH!AH!agora cá entre nós,como estão os preparativos para o show de Bruno e Marroni? Quem pagará essa conta? Qual beneficio que o show trará para Coreaú? Se o festival é de quadrilha,que tal proporcionar ao povo coreauense condições para apresentar sua arte, e mostrar seu potencial?

    ResponderExcluir

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO