terça-feira, 7 de abril de 2009

História da Semana Santa

Blog do Gleison
Semana Santa, a mais importante do ano, quando celebra de maneira especial os mistérios da morte e ressurreição de Jesus. É um tempo privilegiado de graça que Deus nos concede, convidando-nos a refletir sobre a vida e a missão de Jesus, sobre seu sacrifício redentor, a fim de que realizemos uma verdadeira conversão, confrontando nossa vida com os ensinamentos do Divino Mestre.
A Semana Santa se inicia com o Domingo de Ramos, quando recordamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O povo simples recebe Jesus com entusiasmo, agitando ramos, aclamando-o como "bendito aquele que vem em nome do Senhor". (Mc 11,9) Apesar de tanta festa, o Salvador está chegando a Jerusalém para morrer na cruz, completar sua missão. E muitos que, nesse dia, saudavam festivos a Jesus, dias depois irão pedir sua condenação. É o contraste que marca nossa condição humana. No domingo também agitaremos ramos de palmeira, aclamaremos o Messias, não só recordando o acontecimento passado, mas professando nossa fé no Divino Redentor.
Depois, de segunda a quarta-feira, a Liturgia nos oferece para meditação textos bíblicos que ressaltam a missão redentora de Jesus. Nas nossas comunidades paroquiais muitas celebrações acontecem, ajudando-nos a viver melhor esses dias.
O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Os três dias formam como que uma só celebração, que resume toda a vida e missão de Jesus Cristo. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada solenemente no final da Vigília Pascal.
Na Quinta-feira Santa, recordamos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. Na celebração da Ceia do Senhor, o gesto do lava-pés nos convida à humildade e ao serviço e nos lembra o mandamento novo que Cristo nos deixou. Depois de lavar os pés de seus apóstolos, Ele proclama: "Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei." (Jo 13,34)
A Sexta-feira Santa é o momento mais marcante da semana, que nos faz refletir sobre o grande amor de Jesus para com a humanidade, entregando sua vida para nos salvar. Por isso Ele pôde afirmar: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos." (Jo 15,12) Celebramos esse dia com a proclamação da Palavra de Deus e a adoração da cruz, "da qual pendeu a salvação do mundo". Tudo se cala diante do grandioso mistério de um Deus que se imola pela salvação de todos nós pecadores.
Mas a Semana Santa não termina na sexta-feira e sim no dia seguinte quando a Igreja celebra festiva e solenemente a Vigília Pascal, revivendo a vitória de Jesus que, vencendo a morte e o pecado, ressuscita glorioso. É uma celebração muito bonita e rica de simbolismos, como o fogo, a luz e a água, que lembram a vida nova que brota do Ressuscitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO