terça-feira, 24 de março de 2009

Escolas estão sendo fechadas na cidade de Camocim

Blog do Gleison
"A exemplo de cidades como Sobral, Iguatu, Itaiçaba e Quixadá, a Secretaria de Educação de Camocim decidiu fechar algumas escolas sem condições adequadas para o ensino, transferindo os alunos para escolas pólos mais próximas de suas casas. Segundo o Secretário Municipal de Educação, Augusto Júnior, as escolas fechadas foram construídas na administração do ex-prefeito Sérgio Aguiar sem “nenhum planejamento de rede que leve em consideração a estimativa da população, perspectiva de matrículas ou análise da sustentabilidade da escola. As escolas só têm duas pequenas salas de aula e não têm nenhum banheiro. A criança quando precisa ou utiliza o mato ou o banheiro da casa da vizinha”.
Além da falta de infra-estrutura, outro fator que contribui para o fechamento das escolas é a diminuição do número de matrículas. O Secretário explica que a matrícula do ensino fundamental está diminuindo na zona rural e esse é um fenômeno que, atualmente, acontece em todos os municípios.
Apesar de Camocim ser um dos lugares onde menos diminuiu, o professor alerta para a previsão de que ano a ano o número de alunos seja cada vez menor e seja necessário fechar mais escolas. Augusto Júnior esclarece que esse fenômeno se dá tanto pelo êxodo rural, quanto pela diminuição da população jovem com idade entre 6 e 12 anos. “Manter escolas com sete alunos ou até menos em cada sala sem nenhuma infra-estrutura gera muito desperdício e despesas para o município”, declara o Secretário de Educação."(Camocim online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO