segunda-feira, 9 de março de 2009

CNH popular - Pré-inscrições já estão reabertas

Blog do Gleison
As inscrições valem para a CNH tipo A (motocicletas) e contemplam os moradores dos municípios do interior do estado.
O Detran-Ce reabriu, sexta-feira (06), as pré-inscrições para CNH Popular somente para tipo A (motocicleta). O Programa de Habilitação Popular de Formação, Educação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores foi aprovado pela Assembléia Legislativa, ano passado, após o Governo do Estado encaminhar projeto nesse sentido. Conforme a lei aprovada, serão emitidas 25 mil CNHs anualmente. Já estão cadastradas mais de 130 mil pré-inscrições, realizadas, também pela Internet, no período de 6 a 20 de fevereiro.
Já foram selecionados os pré-inscritos dos municípios de Tamboril, Solonópole e Barro, com respectivamente, 460, 264 e 113 selecionados. Eles vão se inscrever em um Centro de Formação de Condutores (CFCs), nome das antigas auto-escolas, onde se submeterão às aulas e aos exames para obtenção da primeira CNH tipo A(motociclista). Em Tamboril, foram 1.075 pré-inscritos; em Solonópole, 472 e em Barro, 243.
Uma média de 50% dos pré-inscritos foram eliminados porque não atendiam aos quatro pré-requisitos para obter a primeira CNH, além de ter 18 anos ou acima dessa idade: 1) ser beneficiário do programa Bolsa Família: ou 2) estar matriculado na escola pública: 3) ser egresso do sistema penal: ou 4) ser portador de necessidade especial, em condições de pilotar veículo. A Comissão Especial da CNH Popular, criada no Detran, constatou que cerca de 30 por cento dos pré-inscritos já possuem CNH.
Os interessados, moradores de municípios do Interior do Estado, podem fazer a sua pré-inscrição pela página do Detran na Internet: www.detran.ce.gov.br. Ainda não será desta vez o atendimento aos interessados que moram em Fortaleza e municípios da Região Metropolitana.
Os candidatos que desejam tirar a primeira habilitação na categoria A (condução de motocicletas), com idade a partir de 18 anos e residem no interior do estado, tem que atender a um ou mais dos critérios: ser cadastrado no bolsa família; estar matriculado a mais de seis meses em escola pública ou ter terminado o ensino médio ou curso técnico público a no máximo um ano; ser portador de necessidade especial ou egresso e liberado do sistema penitenciário.
O atendimento aos candidatos do Interior e a categoria A se justifica pelo registro da fiscalização de expressivo contingente de pessoas inabilitadas conduzindo motos nos municípios cearenses, onde substituíram o animal para executar suas tarefas.
Estão excluídos dessa fase moradores de Fortaleza e dos outros 11 municípios da Região Metropolitana: Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Maracanaú, Pacatuba, Pacajus, e São Gonçalo do Amarante. No segundo semestre deste ano, o programa será ampliado para Fortaleza, para atender as categorias B e D.
Assessoria de Comunicação do Detran-CE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO