segunda-feira, 16 de março de 2009

Aniversário de 54 anos de Emancipação da Cidade de Frecherinha-CE


Blog do Gleison
A história política do município teve início com a emancipação, quando Frecheirinha foi desmembrada do município de Coreaú, e a eleição do primeiro prefeito Abdias Capistrano. Os primeiros anos da vida política municipal foram muito conturbados com disputas violentas pelo poder que ocasionaram inclusive a morte de vários cidadãos frecheirinhenses. De lá para cá a paz política se instalou no município e as disputas passaram para o campo democrático. Frecheirinha, ao longo de sua história, foi governada pelos seguintes prefeitos: Abdias Pontes de Aguiar - 1955 a 1959; Raimundo Pereira de Sousa - 1959 a 1963; Antonio Custódio Sobrinho - 1963 a 1967; Patrício Pontes Filho - 1967 a 1970; Joaquim Rodrigues de Aguiar - 1970 a 1971; Francisco das Chagas Filho - 1971 a 1973; Benedito Lima de Aguiar - 1973 a 1977; Vandick Custódio de Azevedo - 1977 a 1983; José Maria de Albuquerque - 1983 a 1989; Vandick Custódio de Azevedo - 1989 a 1992; José Lealci de Azevedo - 1993 a 1996; Maria Jancila Junior de Azevedo - 1996 a 2000; José Lealci de Azevedo - 2001 a 2004; Helton Luis Aguiar Junior - 2005 a 2008. e atualmente reeleito pela segunda vez consecutiva Helton Luiz 2009 a 2012.

Frecherinha destaca-se como um importante pólo de moda íntima colocando-a na rota do turismo de negócios aliado ao turismo ecológico, tendo em vista que a cidade representa a porta de entrada para o Parque Nacional da Ibiapaba via Sertão, situando-se a 10 km da entrada do Parque através de estrada asfaltada mas com amplo contato com a natureza e a gente simples do lugar.

Localização
Cidade acolhedora de gente simples e trabalhadora, situada a 283 km de Fortaleza, às margens da BR-222, se apresenta para o futuro como um espaço privilegiado de terras planas e solos férteis.
O município tem 181,24 quilômetros quadrados, o que corresponde a 0.14% do território cearense. Fica a 121 metros de altitude em relação ao nível do mar, está localizada na Região Administrativa de Sobral, distante 283 quilômetros de Fortaleza, tendo como rodovia de acesso a BR 222. Limita-se ao Norte com o município de Coreaú; ao Sul com Ubajara; a Leste com Coreaú e a Oeste com Tianguá.
SOLTEIRÕES DO FORRÓ E FORRÓ SUPERID ANIMARÃO O ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DE FRECHEIRINHA, 54 ANOS !!!! DIA 24 DE MARÇO !!!!
PARABÉNS!!!!!!!!! FRECHEIRINHA!!!!!!!!!!

3 comentários:

  1. alha pela primeira vez estou vendo minha cidade natal.mais meu sonho real é poder conhecer pois sair dai muito pequena.quando eu falava as pessoas onde eu nasci todos achavam estranho,e até eu mesma mais eu sabia que existia apesar de diserem o contrario,pois eu tinha olhado até mesmo no mapa.me emmocionei muito mesmo vendo só fotos da minha cidade natal.ñ sei muito dai mais depois vou fazer o maximo e pesquisar oque puder sobre minha cidade natal... gostaria que alguem dai pudesse ser meu amigo pelo menos assimpoderia saber mais...meu nome é Claudia Regina e moro em Salgueiro.

    ResponderExcluir
  2. sim claudinha ,nossa frecheirinha nos deixa recordações,saí aos 7 anos,mas é impossivel esquece-la!!!!
    Antonio Aguiar
    D.F

    ResponderExcluir
  3. sím,Klaudinha,muitas saudades de frecheirinha, é impossível esquecer nossa querida cidade natal!
    !!Antonio Aguiar
    D.F

    ResponderExcluir

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO