terça-feira, 11 de novembro de 2008

PORTAL UBAUNA - SOBRAL IMPLANTARÁ METRÔ DE SUPERFICIE


Sobral. A população deste município na região norte do Estado vê por mais uma vez adiado o projeto de implantação do sistema de transporte coletivo urbano. O projeto que se encontrava em fase de conclusão deverá sofrer várias modificações e mais uma vez adiado. O motivo, de acordo com o prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, é que o governador do Estado, Cid Gomes, em parceria com o Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), estuda a implantação, neste município, de um tipo de transporte urbano sobre trilhos, a exemplo do que foi criado no Cariri.
Na última semana, o secretário executivo da Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana (Semob), João Alencar e Fernando Antônio Carneiro, do Ministério das Cidades, acompanhados de técnicos do Metrofor, estiveram no município para estudar a idéia da implantação do metrô de superfície, que também é conhecido como Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O VLT também pode ser descrito como um pequeno trem urbano, uma espécie de bonde moderno, cuja estrutura de trilhos possa se encaixar no meio urbano já existente. Antes da idéia, o município já havia traçado o novo sistema de transportes sobre rodas que deveria atender à população. Utilizando ônibus modernos e vans, os bairros da cidade seriam interligados ao Centro. O novo sistema de transporte tinha como data prevista para entrar em operação no primeiro semestre de 2009. Antes da tomada desta decisão de implantar o VLT, o prefeito de Sobral já havia contratado uma empresa para executar o projeto urbano de linhas, itinerários, idéias tarifarias e demandas. “Tudo feito cientificamente e com pesquisas, identificando os pontos de paradas de ônibus e terminais. Tudo de acordo com as normais nacionais neste setor”, esclareceu o prefeito Leônidas.Ele adiantou que o projeto para implantação do VLT está orçado em R$ 15 milhões. Inicialmente será utilizado os trilhos já existentes, pertencente a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), que corta a cidade ligando os bairros Sinhá Sabóia - Sumaré, numa extensão de 7 quilômetros.“Para atender à demanda, uma outra linha terá que ser construída ligando o Conjunto Novo Recanto (Grendene) até a Cohab 3, passando pelos bairros Coração de Jesus, Campo dos Velhos e Junco. Serão mais 4 quilômetros de implantação”, adiantou Cristino.O espaço a ser utilizado para a construção dessa nova via férrea serão as ciclovias construídas ao longo das principais avenidas que ligam esses bairros ao Centro da cidade. Deixe seus comentarios no Chat do Portal Ubauna.

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