sábado, 6 de abril de 2013

PF irá investigar se Lula participou do mensalão


A Procuradoria da República no Distrito Federal pediu, nesta sexta-feira (5), a Policia Federal a abertura de inquérito para investigar acusações feitas pelo operador do mensalão, Marcos Valério de Souza, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Antonio Palocci.
Será a primeira vez que será aberto inquérito criminal para investigar se o ex-presidente Lula atuou no mensalão.
No processo principal do escândalo, julgado no ano de 2012, pelo Supremo Tribunal, o ex-presidente não chegou a ser investigado. Ele prestou apenas um depoimento por ofício, como testemunha sobre o caso.
O pedido de abertura do inquérito tem como base depoimento de Marcos Valério à Procuradoria-Geral da República em setembro de 2012, no meio do julgamento do mensalão.
Marcus Valério acusou Lula, Palocci e Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, de negociarem e repassarem US$ 7 milhões para o PT.
Segundo Valério, o dinheiro seria usado em campanhas petistas e para pagar os deputados da base.
No pedido enviado, nesta sexta-feira (5), à Polícia Federal, a Procuradoria solicitou "diligências" para averiguar até a data exata do encontro citado por Valério.
Condenado a 40 anos de prisão no julgamento do mensalão, Marcus Valério realizou outras acusações no depoimento, como a de que Lula se beneficiou com recursos do esquema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO