terça-feira, 12 de junho de 2012

Capital cearense é a 3ª com maior índice de trabalho infantil



Nesta terça-feira (12) é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. De acordo com o Censo 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fortaleza é a 3ª capital brasileira onde mais existem crianças, entre 10 e 14 anos, trabalhando.
Segundo levantamento feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), 8.519 meninos e meninasainda trabalham na capital cearense. Somente São Paulo (com 30.869) e Rio de Janeiro (com 10.989) possuem números absolutos maiores que o de Fortaleza.
A fim de combater o problema, o MPT lançou a Campanha: Vamos acabar com o Trabalho Infantil. “Desde o início de maio estamos percorrendo todas as regiões do Estado em caravana a fim de cobrar compromisso dos municípios com uma política mais eficaz pela erradicação do trabalho infantil”, disse o procurador do trabalho e coordenador da Caravana Cearense contra o Trabalho Infantil, Antonio de Oliveira Lima.
A Caravana, lançada no dia 5 de junho, tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das ações locais para prevenção e eliminação do trabalho infantil.
Ranking
No ranking das capitais, em termos percentuais, Fortaleza aparece em 11º lugar (4,09%) em índice de trabalho infantil. As cidades de Goiânia-GO (6,58%), Porto Velho-RO (6,44%), Palmas–TO (5,27%), Boa Vista-RR (5,10%) e Macapá-AP (4,95%) são as cinco capitais onde proporcionalmente existem mais crianças trabalhando.
Ceará
No Ceará existem 58.825 crianças trabalhando. O levantamento feito pelo MPT, por meio do procurador do trabalho Antonio de Oliveira Lima, aponta que o município de Deputado Irapuan Pinheiro possui o maior índice de crianças nessa faixa etária trabalhando. Ali, 23,3% das crianças trabalham, segundo os dados do IBGE.
Os municípios de Cruz (20,12%), Caririaçu (19,57%), Quiterianópolis (19,05%) e Salitre (18,54%) formam os cinco com maiores índices de trabalho infantil no Estado.
Em relação ao restante do país, o Ceará ocupa a 15ª colocação entre os Estados onde mais há trabalho infantil. No Brasil, ainda segundo o IBGE, existem 1.069.399 crianças em condições de trabalho. (jangadeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO