sábado, 31 de julho de 2010

Resultados dos jogos deste sábado, série A do campeonato brasileiro

Fluminense é Líder
Bom público, gols, vitória convincente e liderança. De volta ao Fluminense após um ano e meio, Washington teve uma reestreia dos sonhos na noite deste sábado, no Maracanã. Com dois gols, o Coração Valente foi um dos destaques do triunfo tricolor por 3 a 1 sobre o Atlético-PR, em partida válida pela 12ª rodada do Brasileirão. Emerson também deixou o dele, e Bruno Mineiro descontou no fim. Quem não fez gol, mas comandou a vitória dos cariocas foi Conca, com belas jogadas e lançamentos.

Veja os resultados dos jogos deste sábado pela série A do campeonato brasileiro:

FLUMINENSE 3 X 1 ATLÉTICO-PR
SÃO PAULO 2 X 1 CEARÁ
ATLÉTICO-GO 1 X 1 GUARANI-SP

Blog do Gleison

Caminhada de Cid Gomes realizada em Frecheirinha neste sábado

Blog do Gleison


Missa de 1 ano de morte do ex-prefeito de Coreaú Chico da Bomba

Será realizada neste domingo às 09:00h na igreja Matriz de Coreaú, Missa de 1 ano, em Ação de Graças da alma de Francisco Cristino Moreira, mais conhecido popularmente como Chico da Bomba, ex-prefeito de Coreaú. Sinta-se convidado a participar.

Agenda dos candidatos a Governador do Ceará - Neste final de semana

Cid Gomes (PSB) acompanhado dos candidatos ao Senado José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB)

Sábado
18 horas: Mini Comício em São Benedito
20 horas: Mini Comício em Ubajara

Domingo
17h - Debate na TV União

Marcos Cals (PSDB) (acompahado do senador Tasso Jereissati (PSDB), candidato à reeleição)
Sábado

15h – Carreata em Ararendá
17h – Carreata em Poranga
20h – Comício em Crateús

Domingo
17h – Debate na TV União
Nati (PCB)

Sábado
Não cumpre agenda como candidata

Domingo
17h- Debate na TV União

Soraya Tupimabá (PSOL)
Sábado
14h – Participa de plenária da juventude do PSOL.

Domingo
17 h – Debate na TV União.

Marcelo Silva (PV)
Sábado
Não cumpre agenda como candidato

Domingo
17h – Debate na TV União
Lúcio Alcântara (PR) (acompanhado do candidato ao Senado, Alexandre Pereira (PPS)

Sábado
15h – Carreata em Maracanaú

Domingo
17h – Debate na TV União

1 milhão de eleitores votarão com identificação de digitais


As urnas com leitor biométrico, que permitem a identificação de eleitores por meio da impressão digital, serão usadas em 60 municípios de 23 estados brasileiros nas eleições de 2010, atendendo mais de 1 milhão de pessoas. O mecanismo, adotado pela primeira vez nas eleições de 2008, exclui a possibilidade de uma pessoa votar no lugar de outra. Os únicos estados que não terão votação biométrica este ano são Mato Grosso, Roraima e o Amazonas, além do Distrito Federal.
A urna biométrica não alterará de forma significativa o rito de votação: o eleitor ainda precisará se apresentar ao mesário com o título de eleitor e o documento oficial de identificação com foto. Entretanto, o novo sistema permite que o próprio eleitor libere a urna para votação ao inserir suas digitais, o que deve dar mais agilidade na hora de votar. Até então, o mesário ficava encarregado da liberação. Blog do Gleison

Vetel larga em 1º no GP da Hungria


O alemão Sebastian Vettel garantiu neste sábado (31) a pole position para o GP da Hungria de Fórmula 1. Após uma batalha particular com seu companheiro Mark Webber, Vettel conseguiu o tempo de 1min18s773 e conquistou o primeiro lugar no grid pela sétima vez na temporada, deixando Webber em segundo e Fernando Alonso em terceiro.

Evolução das Células-Tronco

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) liberou, ontem, o primeiro teste no mundo em seres humanos de um tratamento médico derivado de células-tronco embrionárias. Agora, a empresa Geron Corp. (Gern) poderá seguir em frente com seu teste preliminar, interrompido em agosto de 2009.

Células-tronco embrionárias são consideradas as mais versáteis de todas, obtidas de embriões com poucos dias de vida, elas podem se transformar em qualquer tipo de célula no corpo humano.
A companhia de Menlo Park, Califórnia, inicialmente lançou sua experiência, que teria o potencial de curar lesões na medula espinhal, no início de 2009. Mas ele foi paralisado sete meses depois, quando preocupações sobre a segurança foram levantadas por conta de um teste utilizando camundongos. De acordo com a Geron, os animais haviam desenvolvido cistos espinhais. A Geron poder começar a recrutar pacientes com lesões na medula espinhal em cerca de um mês. (Blog do Gleison)

sexta-feira, 30 de julho de 2010

CASO BRUCE: Soldado deve ser ouvido nas próximas duas semanas

Nas próximas duas semanas, a Polícia deve colher o depoimento do soldado do Ronda do Quarteirão, Yuri Silveira, que disparou o tiro que matou o adolescente Bruce Cristian, no último domingo, no cruzamento entre as avenidas Desembargador Moreira e Padre Valdevino, em Fortaleza.

Um esquema especial de segurança será montado para resguardar a integridade física do policial. O delegado titular do 4º Distrito Policia, Munguba Neto, informou que não é coerente divulgar o dia e a hora da audição do PM para evitar tumulto na delegacia

Cid Gomes em Frecheirinha neste sábado

Agenda dos candidatos ao Governo do Ceará para este sábado

Marcos Cals (PSDB) acompanhado do candidato ao Senado, Tasso Jereissati

11h – Caminhada em Feira de Ipueiras.
Nati (PCB)
9h – Visita a feira livre da Praia do Futuro.
10h – Visita a feira livre de Messejana.
Cid Gomes (PSB)
9h – Caminhada em Forquilha.
10h30 – Caminhada em Frecheirinha.
Soraya Tupimabá (PSOL)
8h – Participa da feira agroecológica que acontece na Praça da Gentilândia, no Benfica.
11 h – Confraternização com agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (ACM).
Marcelo Silva (PV)
Reuniões com a Coordenação Nordeste do PV, em Natal.

Lúcio Alcântara (PR)
7h30 – Visita à feira do município de Russas
9h – Carreata em Russas

Páginas de Bancos detêm 44% da audiência na internet

Blog do Gleison
Os sites de bancos têm atraído cada vez mais os internautas brasileiros. Em junho, eles tiveram um crescimento de audiência de quase 9%, chegando a 17,7 milhões de pessoas, ante 16,3 milhões no mês imediatamente anterior.
Desta forma, em junho, eles detinham mais de 44% do total de usuários ativos da rede mundial de computadores. De acordo com o analista de Mídia do Ibope Nielsen Online, José Calazans, boa parte da audiência conquistada pelos bancos vem das promoções que eles têm feito em outros portais da internet.

Dilma abre 5 pontos sobre Serra

A candidata do PT, Dilma Rousseff (PT), lidera a corrida presidencial com cinco pontos à frente de José Serra (PSDB), aponta nova pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira pela TV Globo.
De acordo com o levantamento, Dilma tem 39 por cento das intenções de voto, enquanto Serra aparece com 34 por cento. Marina Silva alcança 7 por cento.(Blog do Gleison)

terça-feira, 27 de julho de 2010

Evento cultural neste sábado em Ubaúna

Será realizado neste sábado 31 de Julho em Ubaúna, um grande evento cultural, envolvendo Artes Maciais e Danças. Está a frente do Evento: Professor Paulo.

Sinta-se convidado a participar!!!
Local: Quadra de Esportes de Ubaúna
Horário: 19:00hs

Governador Cid Gomes falou sobre o caso do garoto Bruce Cristian

governador Cid Gomes conversou com a imprensa, após compromisso em seu comitê eleitoral, na noite desta terça-feira (27), sobre a morte do adolescente Bruce Cristian, atingido por um tiro disparado durante uma abordagem feita pelo Ronda do Quarteirão.
Cid admitiu que o policial errou, enalteceu o trabalho da Polícia Militar e garantiu que o treinamento oferecido aos recrutas do Ronda do Quarteirão é adequado e de qualidade.
“Há erros, em muitos casos, há desvirtuamentos, mas a gente não pode em nome disso desmoralizar a categoria, colocar a categoria em estado de humilhação. Mas há também casos de bravura e a gente tem que reconhecer isso”, afirmou.

Está decretada a prisão do PM do Ronda do Quarteirão que atirou em Bruce


Fortaleza - Foi decretada, na tarde desta terça-feira (27), pela Justiça Militar a prisão preventiva do policial Yuri Silveira, do Ronda do Quarteirão, autor disparo que matou o adolescente Bruce Cristian de Souza Oliveira, de apenas 14 anos.

O policial, que estava detido no Quartel de Polícia Comunitária na sede da Secretaria da Segurança Pública, na avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, será transferido para o Presídio Militar do 5º Batalhão, no Centro da capital.

Testemunhas do caso começam a ser ouvidas
A polícia começou a ouvir as testemunhas que presenciaram a morte do adolescente. Dois funcionários de um prédio próximo ao local do crime prestaram depoimento no 4º Distrito Policial, no bairro Pio XII.

 
O capacete usado por Bruce Cristian e a cápsula disparada da arma do militar durante a ação também já estão sendo analisados pela Perícia. O delegado responsável pela investigação terá 30 dias para concluir o inquérito e enviá-lo à Justiça.

Serra é novamente multado por propaganda antecipada

"Acho o valor dessa multa muito pouco, por isso que eles nem ligam, e continuam fazendo propaganda antecipada"

Blog do Gleison
O ministro-auxiliar Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral, aplicou multa de 10 mil reais ao candidato à Presidência José Serra (PSDB) e de 15 mil reais ao diretório do PSDB no Rio Grande do Sul por propaganda antecipada.

A veiculação ocorreu em duas inserções regionais do partido no Estado nos dias 16 e 21 de junho, no rádio.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) acusa Serra e o partido de fazerem propaganda eleitoral fora de época da candidatura, com uso inclusive de eventual slogan de campanha. A legislação proíbe a propaganda eleitoral antes do dia 6 de julho.

Esta foi a quarta multa recebida pelo candidato, num total de 25 mil reais.
A candidata Dilma Rousseff (PT) recebeu multas no valor total de 31 mil reais.

Barriquelo desabafa: "Entenderam agora porque deixei a Ferrari"


Blog do Gleison
Rubens Barrichello voltou a comentar em seu microblog sobre o polêmico episódio do Grande Prêmio da Alemanha, quando a Ferrari ordenou que Felipe Massa cedesse o primeiro lugar para Fernando Alonso.

O brasileiro falou que Massa está passando pela mesma situação que ele em 2002, quando era companheiro de Michael Schumacher na equipe italiana.

- Recebi todo tipo de comentário sobre o episódio de domingo. Muitos entenderam (só agora) como foi em 2002. Entenderam também agora porque deixei a Ferrari um ano antes do final do contrato. Posso não ter sido campeão na época, mas fui sempre justo. Pronto falei, agora é página virada. Estou na equipe que quero estar, a ponto de assinar por mais um ano. Quero ser campeão com a Williams - disse em seu "Twitter".

Barrichello viveu o mesmo episódio lamentável durante o Grande Prêmio da Áustria de 2002, cedendo a liderança na reta final para Schumacher. Na ocasião, o time de Maranello era comandado por Jean Todt, atual presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Novidades no Twitter - Fotos e Vídeos

O Twitter está testando a possibilidade de incluir fotos e vídeos em mensagens postadas no microblog. Nesta segunda-feira (26), alguns usuários notaram um novo ícone na área "Settings" de seus perfis, no qual era possível autorizar a visualização de imagens publicadas por todos os twitteiros.

De acordo com o site especializado em tecnologia Mashable, a equipe do Twitter confirmou que está testando a ferramenta, que teria sumido de todas as contas ainda na noite de segunda. Com a novidade, chamada Tweet Media, as imagens apareceriam embutidas (ou embedadas) nas mensagens.

Funcionário do Detran é pego recebendo propina

"Os Detrans estão cheio de pessoas assim, trabalhando irregulamente, e são os mais procurados"
O funcionário do Detran/CE (Departamento Estadual de Trânsito), Antônio Everardo de Freitas, de 56 anos, foi preso por volta das 10 horas de sábado passado, no município de Penaforte, na região do Cariri, por corrupção passiva. Ele é engenheiro mecânico do órgão e reside na Avenida Osório de Paiva, 857, Bloco-B, Apartamento 910 (Bairro Parangaba), em Fortaleza. O mesmo recebia dinheiro para facilitar a aprovação de alguns candidatos que realizavam exames específicos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Popular.

 
Toda a ação foi filmada com uma câmara escondida e o engenheiro terminou sendo abordado pela polícia no momento em que recebia a propina de um dos candidatos. Com Everardo, a Polícia encontrou R$ 3.652,00 em dinheiro, sendo R$ 2.400,00l divididos em 16 envelopes com R$ 150,00 reais cada. Neles, estavam inscritos os nomes de pelo menos 12 candidatos que pagaram para não realizar os exames referentes. A PM apreendeu ainda um aparelho celular e uma filmadora.

Valdívia de volta ao Palmeiras

Agora, finalmente, é oficial: Valdivia está de volta ao Palmeiras. O acordo com o Al-Ain foi selado às 2h30 de terça-feira em Munique, na Alemanha (21h30 de segunda-feira no Brasil). O Verdão acertou a compra de 100% dos direitos econômicos e terá o Mago por um contrato de cinco anos no Palestra.
A negociação chegou a travar durante a tarde desta segunda, devido à porcentagem do jogador. A proposta inicial era de compra de 50%, por 4 milhões de euros (R$ 9,1 milhões). O Alviverde já tinha uma sinalização positiva, por meio do empresário Rodolfo Forte, que intermediou a negociação com os árabes.

Atenção produtores: Seguro Safra começa a ser pago em Agosto

Blog do Gleison
O secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, informou que todos os municípios cearenses já quitaram o pagamento do auxílio safra aos agricultores que perderam a produção em 2009. Por conta disso, no próximo mês de agosto o benefício estará entrando na folha de pagamento de várias prefeituras que já acertaram os seus laudos.

 
Este ano, conforme o titular da SDA, um total de 172 municípios terão o programa Garantia Safra com benefício para 190.105 produtores rurais. Observou que este ano o programa vai pagar quatro parcelas de R$ 150,00, cada. Antes, eram seis parcelas de R$ 100,00. O valor total do benefício, entretanto, permanece o mesmo: R$ 600,00.

Por outro lado, o valor total a ser desembolsado pelo programa este ano, para os agricultores que perderam a safra, será de R$ 174,6 milhões e o pagamento será feito no período de agosto a novembro. Ele alerta aos municípios que façam as suas folhas logo, para que o pagamento, que começa em agosto, não sofra atraso.

PF realiza operação contra Pedofilia no Ceará e outros estados

    A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (27) a Operação Tapete Persa, de combate à exploração, abuso sexual e pedofilia na internet, com 81 mandados de busca e apreensão em nove Estados (Alagoas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo) e no Distrito Federal, e com a participação de mais de 400 policiais federais.
   Segundo a PF, a operação é internacional, em cooperação com a Interpol e a Polícia Criminal de Baden-Württenberg, localizada no sudoeste da Alemanha. No Brasil, é coordenada pela Divisão de Direitos Humanos da PF, por meio do seu Grupo Especial de Combate aos Crimes de Ódio e à Pornografia Infantil na Internet (GECOP).

Candidato a Governador pelo PSDB, Marcos Cals faz duras criticas a Cid Gomes

O candidato ao Governo do Estado do Ceará, Marcos Cals (PSDB), durante entrevista no Jornal Alerta Geral, na manhã desta terça-feira (27), voltou a criticar a área de segurança pública da atual gestão. Em referência à postura adotada pelo policiamento cearense, Cals disse que “a Polícia tem a cara do governador”.
A frase é uma lembrança do candidato às palavras do pai, o ex-governador Cesar Cals. À frente do estado, dizia que “se o governador é arrogante, prepotente, a Polícia fica arrogante e prepotente. Se o governador é rigoroso, firme, a Polícia fica rigorosa, firme. Se ele é simples, mas rigoroso, isso também acontece com o policial".
Sobre possíveis erros cometidos por profissionais da segurança pública do estado, Cals disse que “o que tá acontecendo é que a Polícia tá misturando os seus serviços, está desconectada. Tá faltando uma organização no campo policial. Valorize, cobre. Essa escala de oito horas. Os caras não agüentam trabalhar 8 horas”. Em seguida, disse que o melhor teria sido a correção do erro. “E fica o governador insistindo no erro. Você botou a escala, viu que tá errada, houve um equívoco, modifique a escala. Não tem um policial que vá trabalhar, que agüente trabalhar das 22h às 6h da manhã”, finalizou.
(Escrito por Marcio Dornelles)

Novo Técnico do Corinthians

Novo técnico do Corinthians, Adílson Batista foi apresentado nesta terça-feira (27) no Parque São Jorge e prometeu dar sequência ao trabalho de Mano Menezes, que deixou o clube para assumir a seleção brasileira. Campeão do Mundial de Clubes de 2000, o ex-jogador comemorou o retorno ao clube que lidera o Campeonato Brasileiro.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Lista dos jogadores convocados por Mano Menezes para Seleção Brasileira

Com uma seleção renovada, com apenas quatro jogadores que disputaram a última Copa do Mundo, Mano Menezes iniciou nesta segunda-feira, em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro, o trabalho com a Seleção Brasileira. O ex-treinador do Corinthians anunciou a primeira lista com os 24 convocados para o amistoso contra os Estados Unidos, dia 10 de agosto, em Nova Jérsei. Nela estão Neymar, Paulo Henrique Ganso e André, do Santos. E algumas surpresas como Ederson, do Lyon, o goleiro Renan, do Avaí, e o lateral Rafael, do Manchester United. O Santos liderou com quatro convocados.

 
Usando um terno cinza e sentado ao lado do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, Mano Menezes chamou 12 jogadores que atuam no futebol brasileiro e outros 12 que estão no exterior. Dos convocados, 11 foram chamados pela primeira vez para a Seleção principal: os goleiros Renan e Jefferson, o lateral Rafael, os zagueiros Réver e David Luiz, os meias Ederson, Paulo Henrique Ganso, Henrique e Jucilei, e os atacantes Neymar e André.

Mano Menezes chamou 24 jogadores porque vai cortar Hernandes ou Sandro, dependendo do resultado do duelo entre São Paulo e Internacional, pela semifinal da Copa Libertadores. A apresentação vai ser no dia 8 de agosto.

Dos jogadores que disputaram a última Copa do Mundo, Mano Menezes chamou quatro jogadores: Daniel Alves, do Barcelona, Ramires, do Benfica, Robinho, do Santos, e Thiago Silva, do Milan.

Mano Menezes teve pouco tempo para montar a primeira lista já que foi convidado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, na noite de sexta-feira. Antes, a entidade havia sondado Luiz Felipe Scolari e feito uma proposta oficial a Muricy Ramalho, que preferiu permanecer no Fluminense.

O treinador, acompanhado da mulher, Maria Inês, e da filha, Camilla, chegou ao Rio de Janeiro no início da madrugada. E se reuniu com Ricardo Teixeira antes de anunciar a lista de convocados.

Jornal Diario do Nordeste destaca: Sobral 237 anos

Esta cidade da Zona Norte do Estado, considerada como uma das melhores cidades do Brasil no que diz respeito a qualidade de vida, chega aos 237 anos de emancipação política. Lá estão instaladas diversas universidades, o que comprova a intensa atividade cultural da cidade. Principal município da região, o segundo mais importante em termos econômicos e culturais do Estado e o terceiro em número populacional do Ceará - com cerca de 190 mil habitantes -, ficando atrás da Região Metropolitana de Fortaleza e Juazeiro, no Cariri.

Policial do Ronda mata adolescente com tiro na cabeça

"O tiro ultrapassou até o capacete do adolescente"
Blog do Gleison
Fortaleza - O pai do adolescente, Francisco das Chagas de Oliveira, conduzia o filho em uma moto com placa de Maracanaú quando, no cruzamento, policiais do Ronda teriam mandado os dois pararem. Francisco, que afirmou não ter ouvido o pedido, seguiu o trajeto.

De acordo com o responsável pelo disparo, soldado Silveira (da 1ª Companhia do 5º Batalhão), como o pedido não foi acatado, ele teria atirado. E detalhe: a bala que deveria ter acertado o pneu da moto, acabou pegando na cabeça do adolescente – que mesmo usando o capacete – morreu ainda no local. O projétil entrou na nuca e saiu na testa da vítima, atravessando o capacete.

O policial acusado foi levado para o 2º Distrito Policial, no bairro Meireles, onde presta esclarecimentos sobre o caso. De acordo com o major Valberto Melo da Polícia Militar, o acusado deve responder por homicídio doloso, ou seja, quando há intenção de matar. Valberto classificou a atuação como “desastrosa e infeliz”. (Leal Mota Filho)

Mano Menezes já faz nova convocação hoje

Blog do Gleison
O técnico Mano Menezes faz hoje sua primeira convocação na Seleção Brasileira para o amistoso contra os Estados Unidos, dia 10 de agosto. Sua lista contará apenas com jogadores que atuam no futebol brasileiro. Isso porque a maioria dos que atuam no exterior ainda se encontra em pré-temporada com seus clubes e a liberação junto aos mesmos demandaria um pouco mais de esforço.

domingo, 25 de julho de 2010

Felipe massa fica em 2° no GP da Alemanhã

"Se fosse eu não deixaria o Alonso ultrapassar" isso é covardia"
O domingo para os brasileiros na Fórmula 1 terminou com um gosto amargo que não era sentido há tempos. Após uma bela largada, quando superou Fernando Alonso e Sebastian Vettel para assumir a liderança do GP da Alemanha, Felipe Massa segurou bravamente a pressão do companheiro de equipe. Resistiu aos ataques do espanhol, mas não ao recado que veio pelo rádio. Na 49ª volta, a 18 do fim, a Ferrari se intrometeu na briga. Rob Smedley, engenheiro do brasileiro, disse pausadamente:

 
- Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu a mensagem?
O efeito foi imediato. Massa quase parou o carro na pista para ceder a liderança da corrida a Alonso. Com a “ajudinha” da equipe, o espanhol venceu o GP em Hockenheim, seu segundo triunfo na temporada 2010. O brasileiro chegou em segundo, seguido por Vettel, da RBR, que completou o pódio. Para completar o constrangimento, Massa ainda ouviu no rádio outra mensagem do engenheiro, se desculpando pelo "incômodo".
- Boa decisão. Temos de ficar assim agora. Desculpe

sábado, 24 de julho de 2010

Você sabia que: de cada 5 eleitores no Brasil, 1 é analfabeto?


Blog do Gleison
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados ontem ajudam a traçar o atual perfil do eleitor brasileiro. A inclusão política dos brasileiros vai, a cada eleição, consolidando-se e os dados são irrefutáveis quanto a isso. A cada cinco pessoas aptas a votar nas eleições deste ano, uma é analfabeta ou nunca frequentou uma escola. São, ao todo, 27 milhões de eleitores nessa situação no cadastro do TSE. Desses, oito milhões são analfabetos e 19 milhões declararam saber ler e escrever, mas nunca estiveram numa sala de aula. No total, há 135,8 milhões de eleitores no País em 2010.

A maior concentração de eleitores analfabetos e/ou com nenhuma escolaridade é no Nordeste: enquadram-se em um desses grupos 35% dos eleitores. No Sudeste, são apenas 12%, o que evidencia o aparentemente eterno fosso socioeconômico que separa as duas regiões mais antagônicas do Brasil.

Lucio Alcântara em São Benedito e Tianguá neste sábado

NOITE
18h00min - Festa de São Benedito
19h00min - Missa em São Benedito
20h30min - Carreata em Tiaguá e às 21h inauguração de Comitê em Tianguá.

Bruno ganha direito de Banho de Sol e TV

O goleiro Bruno de Souza, preso temporariamente no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem (MG), ganhou o direito a duas horas diárias de banho de sol e passou a ter uma televisão dentro da cela. A informação foi divulgada pela Secretaria de Defesa Social (Seds) de Minas Gerais, neste sábado (24).

Segundo a Seds, o jogador recebeu um aparelho de televisão de um procurador, na sexta-feira (23). O mesmo benefício foi dado a Marcos Aparecido dos Santos - o Bola. (Blog do Gleison)

Felipe Massa larga em 3º na GP da Alemanha

Dona de nove das dez poles da temporada 2010, a RBR concentrava todas as atenções do público antes do treino classificatório para o GP da Alemanha. Afinal, o duelo pela primeira posição no grid em Hockenheim deveria ficar entre Sebastian Vettel e Mark Webber. Só que Fernando Alonso tentou roubar o show da equipe austríaca. E conseguiria, não fosse um erro no último trecho de sua última volta. A pole acabou nas mãos de Vettel por apenas dois milésimos, com o tempo de 1m13s791. O espanhol da Ferrari sai na segunda posição, seguido por Felipe Massa, seu companheiro de equipe, em terceiro.

Pesquisa para presidente mostra empate técnico

Blog do Gleison
Pesquisa Datafolha para presidente da República divulgada neste sábado (24) mostra uma situação de empate técnico entre os candidatos José Serra (PSDB), com 37% das intenções de voto, e Dilma Rousseff (PT), com 36%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Serra pode ter entre 35% e 39% e Dilma, entre 34% e 38%.

Nada de Muricy, Mano Menezes é o novo técnico da seleção


Mano Menezes disse "sim". Após a recusa de Muricy Ramalho, que preferiu seguir no Fluminense, o técnico do Corinthians afirmou nesta manhã de sábado, em uma rápida entrevista coletiva, no Parque São Jorge, que aceita o convite para ser o substituto de Dunga e ter como objetivo a preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Eleições 2010: Saiba o número do seu candidato

Blog do Gleison - Portal Ubaúna
No dia 3 de outubro, primeiro turno da eleição, vamos votar em seis candidatos. São tantos números para decorar que a Justiça Eleitoral até libera o eleitor fazer uma “colinha”. Atenção para a ordem dos votos na urna: primeiro o eleitor vota para deputado estadual, depois para deputado federal, escolhe os dois candidatos ao Senado, o candidato ao Governo e ainda para presidente.

Sobral - Concurso para Guarda Municipal


A prefeitura de Sobral já prepara o edital para Guarda Civil Municipal de Sobral, com salário inicial de R$ 1.059,93. Segundo informações da Secretaria da Cidadania e Segurança, o Secretário Cel. Mendonça e o comandante da Guarda Civil, Inspetor Jorge Vasconcelos Trindade, com previsão de 48 vagas a serem disponibilzadas. Em relação ao agentes de trânsito, um levantamento já está sendo feito, para analisarem a carência ´da CTTU e a demanda crescente da frota de veículos em Sobral, que já ultrapassa os 50 mil veículos.

O site grandesobral.com deverá lançar mais detalhes do concurso com exclusidade, assim que eles forem disponibilizados.
Guarda mirim
Já a guarda-mirim abre inscrições a partir do dia 2 de agosto. Um total de 100 vagas serão oferecidas a adolescentes entre 14 e 17 anos, com uma bolsa-auxílio de 126 reais. Os Guardas-mirins , além de receberem lições de cidadania, contribuem para a formação psico-social dos adolescentes de Sobral. (Grande Sobral)

Ciro Gomes comentarista da TV Cidade


Blog do Gleison - Portal Ubauna
O deputado federal Ciro Gomes (PSB) anunciou nesta quinta-feira (22) em entrevista à TV Cidade de Fortaleza (afiliada à Rede Record), que aceitou o convite do presidente da emissora, Miguel Dias, e estará trabalhando como comentarista de assuntos do dia a dia.

Em longa entrevista, Ciro demonstrou mágoa com a cúpula nacional de seu partido, pelo constrangimento da mudança de título para São Paulo, e reassumiu o apoio à candidatura de Dilma Roussef, à presidência da República. (Luciano Augusto)

Está cancelado o 1º Debate online presidenciáveis 2010


Os portais iG, MSN, Terra e Yahoo! decidiram na noite desta quinta-feira cancelar a realização do 1º debate On-Line Presidenciáveis 2010, que seria realizado na próxima segunda-feira, dia 26 de Julho, às 15 horas.

 
A candidata Dilma recusou oficialmente o convite na terça-feira e hoje, no início da noite, depois de ter confirmado presença formalmente, a coordenação de comunicação da campanha do candidato Serra informou à organização do evento de que ele não participaria mais por problema de agenda. A candidata Marina Silva havia confirmado sua presença.

A iniciativa do 1º Debate On-Line Presidenciáveis 2010 foi idealizada pelos quatro portais iG, MSN, Terra e Yahoo!.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sexta-feira deve sair o nome do novo técnico da seleção


Blog do Gleison
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que o nome do novo técnico da Seleção deve ser anunciado já nesta sexta-feira (23). Na segunda (26), ele já deve fazer a convocação para o amistoso contra os Estados Unidos, dia 10 de agosto, na cidade de Nova Jérsei.

“O anúncio deve ser na sexta e, se tudo der certo, na segunda será o pacote todo: apresentação do treinador e convocação para o amistoso” disse Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF, garantindo que o presidente Ricardo Teixeira ainda não acertou com qualquer profissional.

Atualmente, o nome mais cotado para assumir o cargo é Mano Menezes, do Corinthians. Mano, por sua vez, garantiu que ainda não recebeu nenhum contato da CBF. Felipão, apontado como favorito de 9 entre 10 brasileiros, já deixou claro que irá cumprir o seu contrato com o Palmeiras até 2012.
Outros nomes que estão sendo cotados são Muricy Ramalho, do Fluminense, Ricardo Gomes, do São Paulo, e Leonardo, ex-Milan e atualmente sem clube.

Orkut poderá ser fechado no Brasil


Blog do Gleison
A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro entrou com uma ação civil pública contra o Google, citando que a rede social Orkut, a mais popular no Brasil, “teria se tornado palco de condutas ilícitas e criminosas”. A ação, que afirma que dentre os delitos estão “crimes contra a honra, apologia ao crime, pedofilia, falsa identidade, dentre outros”, pode fechar o Orkut no país. As informações são do G1.
O órgão entende que, mesmo não podendo atribuir à empresa os crimes cometidos pelos usuários, o Google é corresponsável a partir do Orkut porque os problemas acontecem “em função de falhas na gestão do sistema”. A Procuradoria afirma que a empresa não possui qualquer mecanismo eficiente de controle do conteúdo, impedindo de verificar a identidade daqueles que acessam o seu serviço.

 
O Google tem 120 dias para tomar providências que possam impedir os crimes cometidos no Orkut. Na lista de medidas estão manutenção de IPs e de registros de acesso de usuários em comunidades, desenvolvimento de um sistema que identifique perfis, comunidades ou páginas dedicadas à pedofilia e a crimes, inclusive de marcação de brigas entre torcidas de agremiações esportivas rivais, comunicando a existência ou suspeita de existência imediatamente ao Estado. Um sistema com palavras-chave seria criado para facilitar a busca por estes temas.
Em caso de descumprimento das medidas, a Procuradoria requer que o Orkut seja fechado e que uma multa diária de R$ 100 mil seja aplicada contra o Google. A ação apresentada na 10ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro, ainda solicita que seja realizada uma campanha midiática, incluindo jornais, rádio e televisão em horário nobre, com o objetivo de alertar pais e responsáveis sobre os riscos de utilizar a internet e o Orkut.

Versão da empresa

O Google afirma que não foi notificado da existência da ação e, por conta disso, não comenta o assunto. Procurado, a empresa disse que “reafirma seu comprometimento com o respeito à legislação brasileira”.
A companhia também disse que oferece plataformas tecnológicas para que milhões de pessoas possam criar e compartilhar seus próprios conteúdos e que o uso indevido da liberdade destes serviços que desrespeitem as normas de uso dos serviços que estão claramente expressas nos respectivos sites, são passíveis de denúncia pelos usuários. “Quando o conteúdo claramente ferir uma dessas regras, ele será automaticamente removido. Nos casos em que houver dúvida, os pedidos deverão ser avaliados pelo Poder Judiciário

Bancários querem criação de delegacia especializada


Blog do Gleison
Representantes do Sindicato dos Bancários reivindicam a criação de delegacia especializada no combate ao crime que vem assustando a população de muitos municípios cearenses: os assaltos a bancos.

Antes de começar a reunião com o secretário Roberto Monteiro, os bancários atualizaram os dados sobre os assaltos praticados contra agências no estado do Ceará desde 2008.

Soluções
O deputado estadual Nelson Martins, que já presidiu o Sindicato dos Bancários e hoje é o líder do Governo na Assembléia Legislativa diz que outras medidas já estão sendo adotadas pelo Estado.
O secretário Roberto Monteiro não descarta a criação da delegacia especializada em assaltos às agências bancárias, mas essa não seria a primeira opção para combater o que o que ele chamou de novo fenômeno que está acontecendo no Ceará.

O Sindicato dos Bancários também está cobrando providências dos donos das instituiões financeiras.

Técnico Leão partiu para a pancadaria



Blog do Gleison
Tinha tudo para terminar bem o duelo entre Vitória e Goiás, nesta quarta-feira, no Barradão. Bom jogo e emocionante, com empate de 2 a 2, não merecia um final com pancadaria e agressões do técnico Leão, do atacante Rafael Moura e da comissão técnica do Goiás a jornalistas que estavam no gramado. Tudo isso depois de uma reclamação do técnico do Goiás à arbitragem de Péricles Bassols, que inclusive anulou um gol no fim da partida marcado não pelo Esmeraldino, mas pelo Vitória - Ramon estava em condições, mas Soares, impedido, saiu da frente no chute do camisa 10 e atrapalhou a visão do goleiro Calaça.

Leão, no entanto, achou que a arbitragem foi tendenciosa para o time da casa. Logo depois de tentar dirigir-se ao juiz, o técnico discutiu com o radialista Roque Santos, que foi entrevistá-lo. Depois, houve uma troca de empurrões, e o jornalista o acusou de agressão. O tumulto se espalhou pelo campo. Integrantes da comissão técnica do Goiás participaram da pancadaria. O atacante Rafael Moura levou a nocaute o mesmo radialista. Alguns jornalistas e jogadores do Goiás procuravam acalmar os ânimos. A polícia só apareceu no fim. Roque Santos foi dar queixa de agressão na 10ª DP, do bairro de Pau da Lima, em Salvador. Segundo o site do Ibahia, Leão e Rafael Moura receberam voz de prisão e foram conduzidos à DP. A Rádio Sociedade informou que Romerito também está detido.


Quem foi ao Barradão não merecia o espetáculo lamentável no fim. A partida foi boa e movimentada. O Vitória começou melhor, mas o Goiás fez 2 a 0, gols de Rafael Moura e Everton Santos . Depois, o time baiano reagiu e chegou ao empate - Ricardo Conceição e Soares, no fim, foram os heróis. Agora, o Rubro-Negro, que vai a 13 pontos e ocupa provisoriamente a oitava colocação, volta a campo no Brasileirão no sábado para encarar, fora de casa, o Grêmio Prudente. O Goiás, que pula para 12 pontos e se mantém por enquanto em 14º, receberá no Serra Dourada, no domingo, o Atlético-PR.

SITE EM MANUTENÇÃO !!!

DENTRO DE ALGUNS DIAS ESTAREI ESCREVENDO PRA VOCÊS!!! GRATO GLEISON!!!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

AVISO

POR FAVOR DIRECIONE-SE PARA ESSE ENDEREÇO: http://www.reportergleison.zip.net/

Caso Bruno: Morador disse ter ouvido gritos

Ribeirão das Neves (MG) - Agentes da Delegacia de Homicídios de Minas Gerais fazem buscas às margens da Lagoa Suja, no bairro Liberdade, em Ribeirão das Neves. Minas Gerais. Pelo menos 10 bombeiros estão participando das buscas pelo corpo da ex-namorada do goleiro Bruno, a jovem Eliza Samudio, de 25 anos, desaparecida há cerca de um mês. As buscas não têm previsão para terminar.
Na manhã desta segunda-feira, uma testemunha que mora no bairro Liberdade contou ao chefe do Departamento de Investigações de Minas Gerais, delegado Edson Moreira, que o corpo de uma mulher havia sido jogado na lagoa e que neste mesmo dia ouviu gritos que eram da voz de uma mulher. Agentes da Polícia Civil estão usando cães farejadores para tentar localizar o corpo da jovem desaparecida. Nesta segunda-feira, outras duas testemunhas prestaram depoimento na Delegacia de Homicídios.
Policiais civis da Delegacia de Roubos do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) de Minas Gerais fizeram buscas pelo corpo de Eliza Samudio, de 25 anos, no último domingo, após receberem informações do Disque-Denúncia de que o corpo da jovem teria sido jogado na Lagoa Suja, em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, bairro onde o filho de quatro meses da ex-amante do goleiro Bruno foi encontrado.
Uma fralda infantil em uma sacola de supermercado foram encontradas e recolhidas para análise. em decorrência da profundidade - em alguns pontos a lagoa chega a quatro metros -, os agentes usaram barcos e mergulhadores durante o trabalho.
Três semanas depois do desaparecimento da estudante Eliza Samudio, de 25 anos, os próximos dias devem ser decisivos para o principal suspeito do crime, o goleiro Bruno.
Até quarta-feira, o Instituto de Criminalística de Minas Gerais deverá divulgar o resultado do exame de DNA que vai comprovar se o sangue encontrado no porta-malas do carro do jogador, uma Range Rover verde, é da jovem e ex-amante com quem o goleiro teria um filho de quatro meses.

Chegada da Seleção e demissão de Dunga pela internet

Atônito, sem acreditar no que via, Felipe Melo chegou ao Rio de Janeiro. O goleiro Júlio César era a imagem da tristeza. Já apareceu no Rio de Janeiro com os olhos inchados: "Eu sei que o sentimento hoje da torcida brasileira é de muita tristeza, assim como o nosso também, porque acreditávamos muito nesse hexa. Eu só tenho que agradecer à torcida e esse carinho que estamos tendo nessa recepção".
O maior goleiro do mundo, o responsável pelo primeiro gol da Holanda no jogo da eliminação, dentro do carro, no colo da mãe, Júlio César desabou.
“Acho que foi duro até mesmo por isso. Eu acho que todos nós sentimos não só por nós mesmo, mas pelos outros”, lamenta o goleiro Gomes.
Pelos 190 milhões que ficaram no Brasil. No desembarque em Belo Horizonte, Gilberto Silva, Maicon e Gomes trocaram longos abraços. Uma despedida antes da hora imaginada dói ainda mais.
"Acho que foi um momento de muita tristeza nesse grupo que conquistou tantas coisas e o principal acabamos não conquistando", aponta o lateral da seleção Maicon.
O capitão Lúcio fez uma Copa irretocável. Foi recebido em Brasília nos braços do povo. Mas, neste momento, nem o sucesso individual serve de alento: "Faltou esse título. Quando o Brasil entra em competição é sempre para buscar títulos".
A primeira impressão de Dunga ao chegar em casa também foi boa: "Acho que o povo está satisfeito porque viu jogadores comprometidos, não viu polêmica, não viu bagunça. Jogadores focados. Foram 42 dias juntos, sem nenhum atrito, cada um buscando o seu espaço, tentando representar o Brasil da melhor maneira possível".
Mas essa receptividade gaúcha confundiu o treinador. Naquele momento, ele ainda pensava em um futuro na seleção: "Agora vamos descansar e daqui a uma semana, duas, quando o presidente voltar da África do Sul, vamos conversar".
No mesmo dia, em um comunicado na página oficial da CBF na internet, Dunga foi demitido. Com ele, saem todos os outros integrantes da comissão técnica da seleção. O nome do novo treinador será anunciado até o fim do mês. Os favoritos são Ricardo Gomes, Mano Menezes, Luís Felipe Scolari e Leonardo.

sábado, 3 de julho de 2010

Show do Lázaro em Sobral

Cid Gomes já circula com candidatos

O governador Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição, apareceu ontem (01) pela primeira vez em público com os dois candidatos da chapa majoritária ao Senado que formam a coligação “Um Ceará Melhor Para Todos”. Foi a primeira demonstração - após a convenção do último domingo para homologar as candidaturas - de que o clima entre eles vai melhorando com a entrada na campanha eleitoral.
Cid ”deu carona” aos deputados Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), ambos postulantes às duas vagas para o Senado Federal, que antes de chegar à Festa de lançamento do Anuário do Ceará acompanharam Cid Gomes na agenda institucional pelo interior do Ceará.
O governador, com Eunício e Pimentel a tiracolo, assinou ordem de serviço para construção de praças e de um hospital, em Quixeramobim. Na sequência, os três seguiram para Iguatu, onde o governador assinou ordem de serviço para a Faculdade de Tecnologia do Ceará (Fatec). Durante entrevista, o governador negou que esteja em campanha e disse que os candidatos ao Senado acompanharam a agenda administrativa do governo como deputados federais.
A chapa majoritária ficou completa com o candidato a vice, presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), que chegou antes do trio e foi até a entrada do buffet para se unir ao e garantir a foto acima. Detalhe para o figurino, praticamente igual.
O impasse na indicação de Pimentel, que resultou em meses de indefinição e muitas teses especulativas sobre alternativas para compor a aliança, ficou pra trás com o apoio explícito ao candidato. O sorriso estampado no rosto encobre possíveis feridas abertas e a indigestão pelos sapos engolidos durante o processo. O governador Cid Gomes disse à imprensa que não vai responder as críticas “de quem quer que seja” e que vai “cuidar da sua candidatura”. Ele também evitou polêmica ao comentar as ameaças de instalação de duas CPI’s na Assembleia Legislativa. (Jangadeiro)

Fim da Era Dunga, e vem Felipão

Reportagem do jornal O Globo deste sábado revela que o técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, tem todo o caminho pavimentado para reassumir o comando da seleção brasileira, oito anos depois de conquistar o pentacampeonato mundial. De acordo com a matéria, Felipão é visto pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, como o técnico ideal para conduzir o time brasileiro ao hexacampeonato, na Copa de 2014, no Brasil, pela sua experência e rigor na medida certa. Teixeira não quer correr riscos e, por isso, não medirá esforços para contratar o treinador, que terá o desafio de ser o primeiro a levantar dois títulos mundiais depois do italiano Vittorio Pozzo (nas Copas de 34 e 38).
O acerto entre o técnico gaúcho e o Palmeiras, firmado verbalmente há menos de um mês, não é considerado empecilho pela CBF. Está previsto que ele assine contrato com o clube no próximo dia 15, com duração até 2012. Mas amigos do técnico acreditam que, no primeiro momento, Felipão poderia até vir a acumular o time e a seleção.
A volta do treinador ao Brasil é vista, no comando da entidade, como sinal de que ele já se sente à vontade para reassumir a seleção. Em uma entrevista recente, Felipão chegou a afirmar que consideraria um privilégio encerrar a carreira como técnico no Mundial de 2014, sem se referir, especificamente, ao Brasil. Felipão disse ainda que não seria necessariamente como treinador, e que servia outra função.
No entanto, para Teixeira, será como técnico, sim. Felipão é, na visão da CBF, o meio termo entre Carlos Alberto Parreira e Dunga. Na entidade, Parreira foi muito criticado por não ter tido pulso forte na Copa de 2006. Agora, o capitão do tetra recebe críticas pelo excessivo rigor com que comandou a seleção. Além disso, o temperamento explosivo de Dunga causou constrangimentos e problemas à CBF.
Por trás do projeto Felipão, há muito mais do que a vontade de levar o Brasil a um novo título mundial. Presidente da CBF desde 1989, Ricardo Teixeira quer encerrar seu ciclo em julho de 2014 vitorioso, como tricampeão. Será sua sétima Copa, e a mais importante. Além de superar o ex-sogro e ex-presidente da Fifa João Havelange – bicampeão mundial em 1958 e 1962 -, ele fortaleceria seu cacife para um voo mais alto: a presidência da Fifa. ”Posso perder a Copa de 2010. A Copa que não posso perder é a de 2014″, costuma dizer Ricardo Teixeira.

Datafolha e Ibope

Os dados e tendências conflitantes entre as últimas pesquisas do Ibope e do Datafolha também aparecem na divisão das intenções de voto por região. O último levantamento do Datafolha mostra que o candidato tucano à Presidência, José Serra, teve um expressivo crescimento no Sul do país, subindo de 38% das intenções de voto em 20 e 21 de maio para 50% no levantamento feito em 30 de junho e 1 de julho. Na mesma região, Dilma Rousseff (PT) oscilou para baixo, de 35% em maio para 32%.
Já o levantamento do Ibope, divulgado em 23 de junho, mostrava que Serra estava à frente de Dilma no Sul, com 42% das intenções de voto contra 34%; no entanto, apontava para uma queda do tucano em relação à pesquisa Ibope anterior, e não para um crescimento, como no caso desta pesquisa Datafolha. A participação de Dilma, segundo o Ibope, está crescendo na região, o que mostra que os dois institutos de pesquisa apontam para tendências diferentes no Sul.
No Sul, segundo o Datafolha, a candidata do PV, Marina SIlva, caiu de 12% para 8%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Diretor do Datafolha, Mauro Paulino diz que o cenário Serra x Dilma reproduz o quadro eleitoral de 2006, entre o então candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, o presidente Lula, nessa região: “O Sul foi a região onde as propagandas do Serra nos últimos 30 dias tiveram a maior audiência, o que pode explicar esse crescimento (de 38% par 50%). E, em 2006, o Alckmin, obteve 51%, enquanto Lula teve 32%,” afirmou Paulino.
Tucano cresceu no Sudeste

Segundo a pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira, Serra também cresceu e está à frente de Dilma no Sudeste, maior colégio eleitoral do país, com dez pontos percentuais a mais que a petista. Serra tem 43% e Dilma, 33%. Já o Ibope mostrou empate técnico no Sudeste: Dilma aparece com 37% e Serra, com 36%.
Na Região Nordeste, a distância entre os dois principais candidatos está ainda maior e chega a 17 pontos percentuais, segundo o Datafolha. Em maio, era de 11 pontos percentuais. Dilma oscilou para cima, de 44% em maio para 47%. Já Serra oscilou para baixo, de 33% para 30%. Na opinião de Paulino Dilma pode ter maior crescimento no Nordeste, pois o presidente Lula tem aprovação maior e o eleitor ainda não a conhece:

“Lá está 47 a 30 para Dilma, mas lá tem a maior taxa de desconhecimento da candidatura dela, por conta da baixa escolaridade e da falta de contato com a informação. Lá, Lula é quase uma unanimidade. Tem 87% de ótimo e bom. É uma maneira de ver de que forma esse contingente de eleitores vai encarar a candidatura Dilma. Seu desafio é convencer esse eleitorado”, diz Paulino.
A última pesquisa do Ibope no Nordeste coincide com o Datafolha e mostrou Serra com 30% e Dilma com 47%. A região Nordeste é a que tem maior percentual de eleitores indecisos segundo o Datafolha, que chega a 12%.
No Norte e no Centro-Oeste, tucano e petista cresceram na pesquisa de intenção de votos do Datafolha, tirando votos da presidenciável verde, que oscilou de 14% para 9%. A candidata do presidente Lula foi de 40% para 42% e o tucano saltou de 34% para 38%. Na pesquisa Ibope, Dilma já aparecia com vantagem em relação a Serra, com 40% das intenções, contra 34%.
Fonte: Globo Online

Restrição a propaganda oficial

Os governos federal, estaduais e municipais estão proibidos pela legislação eleitoral, a partir deste sábado (3), de veicular qualquer tipo de propaganda que possa ser caracterizada como publicidade favorável às administrações. A regra se aplica ao uso de símbolos, veiculação de publicidade e logomarcas em veículos de comunicação, placas, materiais impressos e sites oficiais. As informações são do G1.
A proibição vai até o dia 3 de outubro, data do primeiro turno das eleições, ou 31 de outubro, se houver segundo turno. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as exceções são para os casos em que a publicidade oficial representa serviço público indispensável, como anúncios em casos de catástrofe ou de saúde pública.
Para se prevenir contra representações na Justiça, o governo federal iniciou uma série de reuniões de orientação com técnicos de ministérios e órgãos da administração pública um mês antes da vigência da lei. As reuniões obedecem a uma instrução normativa expedida pelo ministro Franklin Martins (Secretaria de Comunicação) em março passado. O documento relaciona os tipos e circunstâncias em que a publicidade oficial é vetada pela lei.
O texto determina ainda a suspensão, durante o período eleitoral, de “toda e qualquer forma de aplicação da marca ‘Brasil, um país de todos’”. Em outro trecho, o documento estabelece que as placas de projetos de obras “devem ser alteradas para exposição durante o período eleitoral”.
Denúncias

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebe denúncias sobre casos de propaganda oficial irregular. O trâmite desses processos é semelhante ao de representações por propaganda eleitoral antecipada ou irregular de candidatos.
Segundo a assessoria jurídica do tribunal, as denúncias recebidas são distribuídas a relatores, que podem notificar o órgão que eventualmente viole a legislação. O órgão apresenta defesa e o caso vai a julgamento. Em caso de condenação, a legislação prevê multas que variam de 5 Unidades Fiscais de Referência (R$ 5,30) a 100 mil (R$ 106 mil).
O TSE só cuida dos casos de propaganda irregular da União. Os casos envolvendo estados e municípios são julgados pelos tribunais regionais eleitorais.
Outras restrições

A legislação eleitoral veda ainda outras práticas durante os três meses que antecedem o primeiro turno da eleição, como a transferência voluntária de recursos da União para estados e municípios. A exceção é para os casos de situações de emergência e calamidade pública.
Também estão suspensas a partir deste sábado a nomeação, contratação, remoção, transferência, exoneração ou demissão de servidor sem justa causa. A regra vale até a posse dos eleitos. Segundo o TSE, porém, está liberada a realização de concursos públicos e nomeação de aprovados em concursos homologados até este sábado.
Nomeações e exonerações de pessoal em cargo comissionado ou para funções no Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunais ou Conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência também são permitidos.