domingo, 19 de abril de 2009

Aniversário de Araticum 116 Anos de Tradição

Blog do Gleison

HISTÓRIA DE ARATICUM NA DÉCADA DE 40

A História de Araticum começou em 1908, quando Horácio Ferreira de Almeida, em comum acordo com mais 32 amigos tiveram a idéia de construir a Capela, conhecida como Igrejinha do Araticum. Diante das dificuldades, Horácio e seus companheiros fizeram um empréstimo de 32 mil réis com o Sr. Luis Ferreira de Almeida, seu pai. A capela foi construída e sua primeira missa foi celebrada em 25 de novembro de 1909, pelo Padre Joaquim Severiano de Barros. Antes disso, as missas eram celebradas na casa do Sr Manoel Joaquim de Almeida.
O lugar recebeu o nome ARATICUM pelo fato de que lá havia muitos pés dessa planta.
Após esse acontecimento, muitas casas foram surgindo. O primeiro vereador foi o cidadão Salustiano Valério de Almeida. O primeiro Delegado, o Sr. Manuel Ameliano de Almeida. Primeiro tabelião: Mestre Pedro de Alcântara. Juiz de Casamento civil: Horácio Ferreira, que tinha a patente de cavalaria. Era casado com Francisca Maria de Aguiar.
O primeiro professor do Araticum chamava-se Pedro Alcântara Barros. O primeiro prefeito de Ubajara foi o Coronel Juvêncio Pereira. As primeiras famílias foram as de Almeida Ferreira de Vaz Aguiar e Filomeno França, um senhor que veio de Crateús com a família e lá ficaram. Suas filhas casaram-se: Adelaide com Antônio Ferreira, Maria Biô com Domingos Sirilo, Ana Joaquina com Inácio Vaz de Aguiar e Luiza Leôncio Franca com Francisco Vaz.
Os párocos que fizeram parte desses momentos históricos foram, por ordem: Pe. Joaquim Severiano de Barros, Pe. Antônio de Melo, Pe. Inácio, Pe. Otacílio, Pe. Moacir Cavalcante, Pe. Domingos e Pe. Francisco Tarcísio Melo. Nessa época, os batizados eram realizados com a madrinha do lado, com uma toalha nos braços impresso com o nome. Havia cânticos ao vivo durante a missa, que era toda celebrada em latim, de costas para o público e de frente para o altar.

O Padroeiro de Araticum foi São Vicente de Paula, porque a comunidade era muito pobre e este santo é o Pai da Caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO