terça-feira, 28 de outubro de 2008

PORTAL UBAÚNA - SOBRAL é um dos seis municípios que estão no mapa de risco da dengue

Caucaia, Crato, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral estão entre os 169 municípios brasileiros escolhidos pelo Ministério da Saúde entre os prioritários para o controle da dengue através do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa). A pesquisa faz parte das ações estratégicas realizadas entre o governo Federal e os estados para impedir a incidência da doença no País.
O levantamento considera como prioritárias as capitais, além dos municípios de regiões metropolitanas e de áreas turísticas, a maioria com mais de 100 mil habitantes e que apresentam preocupante índice de infestação predial.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), os seis municípios contabilizaram este ano, de janeiro até o dia 24 de outubro, um total de 32.984 casos. O maior número deles foi registrado em Fortaleza, com 31.566 casos.
A Capital concentra 74,95% de ocorrências no Estado. Em seguida, vem os municípios de Caucaia (757 casos), Maracanaú (432), Crato (88), Sobral (72) e Juazeiro do Norte (69).
Em relação à dengue hemorrágica e por complicação, apenas Caucaia, Fortaleza, Maracanaú e Sobral contabilizaram casos. Em 2008, foram 245 de febre hemorrágica e 415 por complicações somente nesses municípios, que também registram nove óbitos pelo tipo hemorrágico e sete por complicação da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO