sábado, 25 de outubro de 2008

PORTAL UBAÚNA - SINDIAGUA DENUNCIA TERCEIRIZAÇÃO NO SAAE



A direção do SAAE de Sobral acaba de inovar: para pior. Isso porque resolveu lançar edital visando à escolha de uma empresa prestadora dos serviços de corte e religação de água. A previsão é de que, no período de 12 meses, sejam efetuados 16 mil cortes de água e igual número de religações. O valor a ser desembolsado dos cofres públicos chega a R$ 325.000,00.
A tentativa de terceirização de uma atividade fim da autarquia motivou protesto realizado hoje, dia 24 de outubro, em frente ao prédio do SAAE, liderado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará (SINDIAGUA), com o apoio da Associação dos Servidores Autônomos de Água e Esgoto de Sobral (ASSAAGE) e de representantes dos Sindicato dos Bancários de Sobral, da Desnort que representa o SINTEF, Sindicato dos Comerciários, entre outros.
Durante o protesto, a atitude da direção do SAAE, em comum acordo com o Executivo Municipal, foi amplamente repudiada, uma vez que o caminho da terceirização pode trazer sérios prejuízos, inclusive para a comunidade em geral. Isso porque o corte e a religação de água são atividades fins e corriqueiras da autarquia e devem ser executadas, prioritariamente, por trabalhadores do quadro efetivo.
O mais grave é que a medida acontece mesmo após a Procuradoria Regional do Trabalho – Ofício de Sobral ter impetrado ação contra a direção do SAAE, na qual trata da obrigatoriedade da realização de concurso público na autarquia. Esse fato também requer o envolvimento imediato do Poder Legislativo Sobralense estabelecendo o debate e os encaminhamentos que o caso requer.
Dessa forma, o SINDIAGUA e a ASSAAGE alertam para a necessidade de a população se manter atualizada sobre o assunto, bem como mobilizada no sentido de reverter à terceirização de um serviço que há 47 anos é prestado pelos trabalhadores do quadro efetivo do SAAE, que estão habilitados e têm experiência para tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI SEU COMENTÁRIO